Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > De forma remota, campus de Acaraú realiza Encontro Pedagógico
conteúdo

Notícias

De forma remota, campus de Acaraú realiza Encontro Pedagógico

Encontro Pedagógico

O momento foi realizado por videoconferência, atendendo aos protocolos de saúde orientados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, do Instituto
última modificação: 19/08/2020 16h35
"Divulgação" Esta edição do Encontro Pedagógico foi realizada de forma remota

Esta edição do Encontro Pedagógico foi realizada de forma remota

O campus de Acaraú do IFCE realizou, nos dias 18 e 19 de agosto, mais um Encontro Pedagógico. Reunindo gestores, docentes e técnicos administrativos vinculados ao Departamento de Ensino, promotor do evento, trata-se de um momento de reflexão pedagógica, de avaliação do ensino no contexto em que o mundo está passando e apresentando o planejamento acadêmico para o novo semestre, que se iniciará no dia 24 deste mês. O momento foi realizado de forma remota, por videoconferência, atendendo aos protocolos de saúde orientados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no combate à pandemia, do Instituto, coadunado com as autoridades governamentais.

No encontro, foi abordada palestra com a psicóloga Géssyka Sousa, do campus, que abordou o tema "Saúde emocional dos professores". Foram repassados informes relevantes pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). Também contou-se com uma mesa redonda com a temática "Limites e possibilidades do ensino remoto: compartilhamento de experiências", que teve a participação do coordenador da Crede-3, Paulo Sérgio Fontenele, e o professor Davi Stefani, da Universidade Federal da Paraíba. Ainda foram analisadas as matrículas e o orçamento de forma estratégica.

No Encontro, ainda foi abordada a trajetória educacional do campus de Acaraú, que neste ano comemora 10 anos de existência, beneficiando toda a região do Baixo Vale do Acaraú. A unidade faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e oferta ensino técnico, superior, de pós-graduação e de formação inicial e continuada. O momento contou com a participação dos ex-diretores-gerais da Casa, juntamente com o diretor-geral atual, Manoel Paiva, e o Reitor da Instituição, Professor Virgílio Augusto Sales Araripe. Tratou-se de um rico diálogo com os participantes do evento remoto.

O evento ainda teve na sua programação uma mesa redonda com o seguinte tema: "Educação inclusiva no contexto do ensino remoto", com o professor Ângelo Oliveira, do campus acarauense, e a professora Liliane Dantas, da Secretaria de Educação do Município de Horizonte.

A Chefe do Departamento de Ensino, Rosenete Pereira, avaliou como muito positivo e enriquecedor o Encontro Pedagógico. "Foi muito importante a realização deste encontro, antes de iniciarmos nossas aulas remotas do semestre 2020.1, caracterizando-se em um rico momento para levar estratégias pedagógicas para um melhor ensino-aprendizagem dos estudantes que devem se adaptar à nova realidade do ensino remoto. Espero que esse intercâmbio de ideias favoreça o êxito das soluções e debates adotados pelo campus de Acaraú, possibilitando um sucesso acadêmico das nossas atividades", destacou.

Edson Costa - Acaraú