Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Data Magna do Ceará é lembrada no IFCE de Acaraú
conteúdo

Notícias

Data Magna do Ceará é lembrada no IFCE de Acaraú

Data Magna

Campus sediou palestra, mostras culturais e roda de capoeira
publicado: 22/03/2017 10h19, última modificação: 22/03/2017 10h23
Marcos Barros Alunos em mostras culturais

Alunos em mostras culturais

Em virtude da proximidade das comemorações dos 132 anos do fim da escravidão no Ceará, em Data Magna a ser lembrada em 25 de março, o campus de Acaraú do IFCE contou com uma palestra com a professora acarauense Socorro Brandão, especialista em História da Cultura Afro-brasileira e idealizadora do projeto Pérola Negra, que trabalha igualdade racial nas escolas.

Na palestra, a docente externou as experiências do projeto e versou sobre um lado que as pessoas nem sempre conhecem, mostrando a parte desenvolvida da África e personagens que ganharam destaque no mundo afro. Nas discussões, atentos participaram os alunos dos distintos cursos da Casa.

No bloco em que aconteceu a palestra, bloco C superior, também foi feita uma mostra da cultura, religião e culinária afro, bem como jogos interativos que puxavam a participação. Alguns alunos também estavam fantasiados a caráter. À noite, ainda foi realizada roda de capoeira com professores e alunos da instituição.

Segundo Paulania Sousa, estudante do 2º semestre do curso Técnico em Eventos, uma das organizadoras da iniciativa, a importância do momento é que "nem todo mundo sabe o que é a Carta Magna e este momento leva a refletir sobre a importância da data no Estado do Ceará, que foi o primeiro a libertar os escravos nesta data magna de 25 de março. Além de mostrar a riqueza cultural dos negros e quebrar os tabus", enfatizou.