Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Concludente de Acaraú apresenta projetos nos EUA
conteúdo

Notícias

Concludente de Acaraú apresenta projetos nos EUA

CASE DE SUCESSO

Lucas Lima relatou na Terra do Tio Sam as experiências do projeto Mosaico FACIL, do IFAN
publicado: 15/02/2018 11h47, última modificação: 15/02/2018 14h03
"Divulgação" Lucas, ao lado da Gerente Geral do IFAN, Luzia Laffite, e da pesquisadora Camila Castro

Lucas, ao lado da Gerente Geral do IFAN, Luzia Laffite, e da pesquisadora Camila Castro

O concludente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE, que atua como técnico de campo do Instituto da Infância (Ifan), Lucas Lima, participou, nos dia 24, 25 e 26 de janeiro do Segundo Workshop da Comunidade FOI (CLW2) e da Convenção FOI 2018, ambos eventos aconteceram na cidade de Boston, Massachusetts. Lucas, juntamente com o pessoal do IFAN foi apresentar a experiência do Projeto Mosaico FACIL.

O evento teve como objetivo reunir membros de diversos lugares do mundo que fazem parte da comunidade internacional FOI Convening. O Brasil foi representado pelos projetos “Programa BEM: Brincar Ensina a Mudar”; “Formação de Vinculo da Adversidade”; “Fortalecendo Laços”; e pelo “Mosaico FACIL”, projeto desenvolvido pelo IFAN. O nome Mosaico FACIL vem das palavras Família, Afeto, Convivência, Infância e Ludicidade.

O Projeto Mosaico FACIL é um estudo piloto envolvendo 10 famílias rurais pobres, procurando aumentar a conscientização e o conhecimento dos cuidadores para evitar a negligência infantil. As principais estratégias são o “coaching” domiciliar envolvendo treinamento familiar e uso de podcasts e vídeos para transmitir mensagens sobre cuidados infantis em Higiene Física, Acidentes Domésticos Infantis e Violência Doméstica Infantil. Uma reunião mensal de família de projetos incentiva a partilha de experiências e outras práticas próprias.