Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Comitê Municipal do PRODETER é constituído em Acaraú
conteúdo

Notícias

Comitê Municipal do PRODETER é constituído em Acaraú

Extensão

O BNB PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local; projeto apoiado pelo IFCE
última modificação: 16/09/2021 18h36
Edson Costa O evento seguiu todas as normas protocolares sanitárias

O evento seguiu todas as normas protocolares sanitárias

Foi realizada, nesta quinta-feira, 16 de setembro, no campus de Acaraú do IFCE, um evento de constituição do Comitê Gestor Municipal da Cajucultura - CGM no Município de Acaraú, ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste - PRODETER. Na ocasião, a Gerente Estadual de Desenvolvimento Territorial, Francisca Jeania Rogerio Gomes, realizou um momento de alinhamento do programa, explanando acerca dos principais objetivos, planos e ação e responsabilidade de cada parceiro para sua eficiência na execução. Fazem parte do Comitê Municipal em Acaraú, além do Instituto Federal (que entra como apoiador), a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias e Agronegócio e Meio Ambiente, Ematerce e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, além de produtores rurais.

 

O BNB PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, do fortalecimento e da elevação da competitividade das atividades econômicas da região, com o fortalecimento das cadeias produtivas, a incorporação de inovações tecnológicas em atividades produtivas, a potencialização da cooperação, a participação dos agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial e o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas. O programa é executado pelo BNB, no Norte de Minas Gerais, no Norte do Espírito Santo e em toda a região Nordeste.

O Banco participa da elaboração dos planos territoriais, da instalação dos escritórios locais e das ações voltadas para a estruturação e para o financiamento das atividades econômicas priorizadas, visando ao desenvolvimento da cadeia produtiva regional.

Na reunião realizada no IFCE, foi dado posse aos membros do Comitê Gestor Municipal do programa, foram eleitos coordenador e subcoordenador e indicados membros para o Comitê Gestor Territorial. Em fase posterior, o programa, que encontra-se em sua gênese, será apresentado aos produtores rurais do Município de Acaraú e, em seu plano de ação, deve incluir ações de fomento e estímulo ao setor da cajucultura, inclusive linhas de crédito aos produtores. Além disso, será buscado sanar as dificuldades do setor, que tem grande relevância na economia regional.

 

Segundo a Coordenadora de Extensão e Relações Empresariais do campus de Acaraú, é importante o Instituto Federal poder colaborar com o PRODETER, uma vez que apresenta um corpo técnico e docente que desenvolvem inúmeras pesquisas, que podem colaborar sobremaneira para o aperfeiçoamento das linhas de ação do programa na região. "Tenho certeza de que nossa Instituição tem muito a contribuir!", disse.

 

Essa visão é compartilhada pelo diretor-geral do campus, professor João Vicente, que pontua o ganho que a Instituição dispõe ao integrar um programa que representa um grande impacto na vida de inúmeros produtores de Acaraú. "É uma dileta satisfação para nossa Instituição fazer parte de um programa como este de tão grande garbo e de consequências benéficas para nossos produtores", destacou.

Edson Costa - Acaraú