Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Campus passa a contar com Laboratório de Turismo
conteúdo

Notícias

Campus passa a contar com Laboratório de Turismo

LabTEIC

No laboratório, há estudos voltados a questões direcionados ao turismo de forma interdisciplinar
publicado: 25/08/2017 09h34, última modificação: 25/08/2017 09h36
Rosaline Atividade prática realizada na zona rural de Itarema

Atividade prática realizada na zona rural de Itarema

Com seus fundamentos filosóficos baseados no tripé Turismo, Educação e Sustentabilidade, nasce no campus de Acaraú do IFCE o Laboratório de Turismo e Estudos Interdisciplinares do Ceará (LabTEIC). O mesmo tem como objetivo o aprofundamento nos estudos voltados a questões direcionados ao turismo de forma interdisciplinar, bem como sua importância e influencias regionais, favorecendo reflexões e possibilidades que envolvem a Educação, Inclusão Social e Sustentabilidade.  

Conforme a responsável pelo laboratório, a professora Rosaline Oliveira, o LabTEIC  busca desenvolver ações que possibilitem momentos de aproximação entre as vertentes acadêmicas do IFCE e a comunidade, favorecendo cada vez mais as reflexões sobre o tema entre professores, alunos e a própria comunidade.      

Dentre as diversas ações planejadas aconteceu, nos dias 16 e 23 de agosto, nas comunidades de Almofala e Córrego da Volta, em Itarema, uma ação intitulada “A Rede”, onde foi promovido um encontro nas próprias comunidades entre os seus moradores, alunos e professores do IFCE.  A vivência busca potencializar a realização de reflexões sobre meio ambiente e educação ambiental, bem como aproximar Instituto e comunidade.

A Rede faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas pelo LabTeic sob a coordenação da Professora Rosaline Oliveira, parceria da professora Alisandra Cavalcante no desenvolvimento de práticas inovadoras e a ajuda efetiva dos bolsistas Túlio ÉsioNascimento, Valmir Cruz  e Wesley de Abreu.

A aluna Vitória Cruz, da turma de educação ambiental, falou sobre a participação na Rede. “Foi bastante gratificante pra mim e para toda a equipe, foi perceptível a empolgação do público, principalmente das crianças, eles demonstraram gostar muito da atividade e isso nos fez sair de lá com uma sensação muito boa de dever cumprido”, destacou.

O diretor-geral do campus Acaraú, Márcio Bezerra, parabenizou a iniciativa e enfatizou que “é mais uma ação que nos engrandece, cria mais uma oportunidade de vínculo com nossos alunos e abre uma perspectiva numa área que é potencial na região”, disse.

Segundo a professora Rosaline Oliveira, responsável pelo laboratório, o LabTEIC nasceu “de uma demanda local e uma necessidade de promover a estruturação e desenvolvimento de estudos e ações efetivas no Turismo regional, bem como aproximar a comunidade do IF (professores e alunos) das comunidades que tanto precisam da nossa ajuda. O laboratório nasce com parcerias institucionais com outros IF e busca trazer melhorias e ações de inclusão social”, pontuou.