Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Campus participa de feira da agricultura familiar
conteúdo

Notícias

Campus participa de feira da agricultura familiar

Agrifamiliar

Campus dispôs de estande de divulgação na feira que contou com grande representatividade local
publicado: 21/03/2017 15h45, última modificação: 21/03/2017 16h21
Edson Costa Bolsista do Ecomangue interagindo

Bolsista do Ecomangue interagindo

O campus de Acaraú do IFCE fez-se representar na 1ª Agrifamiliar do Acaraú, feira de exposição e venda de produtos da agricultura familiar de diversas associações do município. O campus do Instituto acarauense contou com estande de divulgação na Praça do Centenário, no Centro, nos dias 16 e 17 de março.

No estande do IFCE, os participantes da feira contaram com mostras de fauna e flora do manguezal, bioma predominante na região, além de kits didáticos trabalhados em escolas da região sobre educação ambiental. Tudo numa rica interação com os bolsistas do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue) do curso de Ciências Biológicas do campus.

No espaço ainda era possível ter um bate-papo com a professora Dra. Rafaela Maia, da área de Ciências Biológicas e coordenadora do Ecomangue, sobre sua obra "Manguezais do Ceará". O livro versa a respeito do diagnóstico desses ecossistemas muito degradados em nosso estado. Lançado no ano passado, o livro foi publicado por meio de fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

O IFCE dividiu o estande com o professor acarauense Dimas Carvalho, da UVA, neto do escritor e autor do Hino do Acaraú, Nicodemos Araújo; com o poeta de cordel acarauense César Melo; e com representantes da Pastoral da Saúde da Paróquia de Acaraú. Foi um momento de troca de conhecimento e de experiência numa importante interação com os participantes da feira.

O diretor-geral do campus acarauense, Márcio Bezerra, apoiador da participação da unidade em eventos do tipo, fez-se presente à feira e subiu ao palco no anúncio das autoridades. Segundo ele, é uma grande forma de levar o IFCE a interagir com a sociedade e mostrar seus principais programas e ações.

A feira foi uma realização da Associação Comunitária dos Agricultores e Pescadores Maria Carmélia de Sousa, de Lagoa da Volta/Acaraú, e do Centro Cooperativo Popular Eixo Litorâneo Acaraú-Iús (CEPOP Acaraú-Iús); e contou com o apoio de diversos parceiros, entre os quais o IFCE.