Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acaraú promove I Fórum de Assuntos Estudantis
conteúdo

Notícias

Acaraú promove I Fórum de Assuntos Estudantis

FÓRUM

O evento buscou construir um espaço de diálogo e participação dos estudantes nas ações e construção de ações da assistência estudantil
publicado: 20/08/2018 10h09, última modificação: 20/08/2018 10h44

O campus de Acaraú do IFCE promoveu, nos dias 15 e 16 de agosto, o I Fórum de Assuntos Estudantis, com o tema "Pensando a política de assistência estudantil: uma proposta de construção coletiva". O evento, que foi encabeçado pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis, foi direcionado aos estudantes da unidade.

Conforme a psicóloga Júlia Mota, o grande objetivo do evento foi "construir um espaço de diálogo e participação dos
estudantes nas ações e construção de ações da assistência estudantil do campus de Acaraú, fomentando nos estudantes a participação ativa na implantação da política da assistência", relatou.

A programação do fórum foi bem diversificada. No dia 15, foi realizada apresentação artística com alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, de Acaraú, bem como foi promovida discussão sobre a política de assistência estudantil, com participação de alunos do DCE do Instituto que abordaram as entidades estudantis e a importância da mobilização coletiva dos estudantes em CAs e Grêmios, que lutam pela melhoria das condições da vida escolar.

Ainda foram discutidos o Regulamento de Auxílios Estudantis e o orçamento estudantil que viabiliza a execução de programas e ações do setor. No dia 16, por sua vez, foi realizada uma mesa redonda com a participação da direção geral, integrantes da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e secretários e responsáveis pelo transporte dos Municípios do Baixo Vale, tendo o evento contado com a representatividade de Cruz e Morrinhos. O objetivo foi discutir estratégias para melhoria do transporte escolar, serviço muito utilizado por vários alunos do Instituto que residem em pontos mais distantes do campus.

Segundo a assistente social do campus, Maria do Carmo Walbruni, o fórum revestiu-se de uma importância sem igual, uma vez que "possibilitou uma maior organização dos nossos estudantes, sendo o primeiro fórum de outros que os próprios estudantes poderão organizar diante do protagonismo que nós esperamos que eles passem a desenvolver cada vez mais. Desta feita, entendemos que o fórum é uma grande oportunidade de esclarecer acerca das ações da Assistência Estudantil, dar transparência à utilização dos recursos utilizados, para que se possa entender de que modo esses recursos são investidos, além de incentivar os discentes na organização política", frisou.