Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Campus contou com ações de mobilização do Outubro Rosa
conteúdo

Notícias

Campus contou com ações de mobilização do Outubro Rosa

SENSIBILIZAÇÃO

Campanha visa à sensibilização acerca da necessidade de prevenção ao câncer de mama
última modificação: 25/10/2018 11h39
Edson Costa Os profissionais de Enfermagem explicaram acerca da detecção e tratamento do CA
  • Edson Costa"> outubrorosasite.jpg

Os profissionais de Enfermagem explicaram acerca da detecção e tratamento do CA

Sensibilizado com a importância do Outubro Rosa, campanha de conscientização acerca da prevenção ao câncer de mama, o campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) contou com atividades de sensibilização de alunos e servidores da Casa.

No dia 23 de outubro, os profissionais de Enfermagem da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, com apoio da nutricionista, promoveram, no átrio, um dia de mobilização nos horários dos intervalos das aulas. Foi realizada a entrega de material educativo, reforçando a necessidade de realização periódica dos exames preventivos e os cuidados com fatores de risco. Além disso, foram exibidos vídeos com relatos de experiência de pacientes que têm ou já tiveram câncer de mama. A atividade contou com o apoio dos alunos da disciplina de Educomunicação da unidade.

Conforme o enfermeiro do campus, Emanoel Muniz, o trabalho de conscientização realizado no campus é de fundamental importância para "sensibilizar alunos e servidores com relação à necessidade dos cuidados com a saúde, além de instruí-los como disseminadores de informação de promoção à saúde, especialmente junto a suas famílias e comunidades para alertar essas mulheres, essas mães sobre a importância do autoexame e da mamografia como prevenção a esse tipo de câncer, que é o segundo de maior incidência e o primeiro que mais mata mulheres em todo o mundo".

Na noite de 24 de outubro, por sua vez, os alunos do curso Técnico em Eventos, em parceria com a Associação de Prevenção ao Câncer Mulheres de Fé, de Itarema, promoveram um momento de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Na ocasião, foi ministrada palestra com a médica ginecologista-obstetra Dra. Mariza Bertolacinni Baêta, que discorreu sobre as causas, fatores de risco, tratamento e exames de detecção do câncer de mama.

Nesta noite, ainda foi proferida a palestra "Superação e solidariedade", com a coordenadora da Associação de Prevenção ao Câncer Mulheres de Fé, de Itarema, Lucilene Belasby. Ela teve câncer de mama e, com a fé na cura, sarou e daí viu a necessidade de ajudar outras mulheres que também têm esperança da cura. A entidade filantrópica presta encaminhamento para tratamento das mulheres com CA, faz acompanhamento psicológico e também abriga e acolhe as pacientes por meio do voluntariado e ponte estabelecida com os profissionais de saúde.

Para tocar o barco, o projeto necessita de doações, seja de alimentos não perecíveis, itens de higiene ou até mesmo doações em espécie. "Mulheres de fé em ação, dando assistência antes e pós-cirurgia. Deus no controle sempre!", reforçou a coordenadora.

Segundo a aluna Ana Clara, do segundo semestre do curso Técnico em Eventos, uma das que mobilizou a atividade, "falar de câncer ainda é um tabu e há muitas pessoas que ainda não se sensibilizam. Daí a turma de Eventos decidiu promover uma campanha, inclusive para falar do grande trabalho dessa grande associação que ajuda mulheres acometidas de CA em nossa região e ver de que forma ajudá-las", destacou.

A Casa de Apoio da Associação sem fins lucrativos, que acolhe e ajuda mulheres com câncer na sede e zona rural de Itarema, será inaugurada no sábado, 27, e está situada na avenida Manoel Sales, 249, próximo à padaria Arco-íris.

Uma campanha de arrecadação de doações foi organizada pelos alunos do curso de Eventos do IFCE para ajudar o projeto social. Para ajudar, basta ligar para o fone (88) 9 9944 4328.