Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acaraú realiza campanha de doação de sangue
conteúdo

Notícias

Acaraú realiza campanha de doação de sangue

SAÚDE

O objetivo da campanha é manter os estoques sempre abastecidos para quando algum paciente precisar
publicado: 01/02/2019 10h27, última modificação: 01/02/2019 10h33
David Bardawil Alunos, servidores e colaboradores do campus exerceram a sua solidariedade
  • David Bardawil"> fotodoacaodesangue.jpg

Alunos, servidores e colaboradores do campus exerceram a sua solidariedade

Na última terça-feira, 29 de janeiro, o campus de Acaraú do IFCE contou com a equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce) de Sobral, que realizou captação de sangue para estoque, trabalho realizado em vários municípios da região Norte, de forma contínua. O trabalho de captação foi feito em parceria com o Serviço de Enfermagem do Instituto acarauense. Foram doadores alunos, servidores e colaboradores da Casa.

Na ocasião, foram colhidas 30 bolsas de sangue, número considerado pelo enfermeiro do campus, Emanoel Muniz, substancial. O profissional explica que uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. "Em uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas."

Para o enfermeiro do campus acarauense, é necessária a conscientização de que a doação de sangue precisa ser feita não apenas em épocas de campanhas para o reabastecimento de baixo estoque, mas durante todo o ano. "O sangue doado tem sempre utilidade e nunca sobra, pelo contrário, faz falta", completa a especialista.

Outras campanhas de doação de sangue já foram realizadas no campus de Acaraú do Instituto, tendo a cada edição contado com um número considerável de doadores, que exercem a sua solidariedade.