Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Campanha "Carnaval Consciente" é realizada em Acaraú
conteúdo

Notícias

Campanha "Carnaval Consciente" é realizada em Acaraú

SAÚDE

A campanha alertou quanto aos cuidados que devem ser adotados nesta época momina
publicado: 28/02/2019 17h06, última modificação: 01/03/2019 08h38
David Bardawil Explanação do enfermeiro do campus, Emanoel Muniz
  • David Bardawil"> carnavalconscientesite.jpg

Explanação do enfermeiro do campus, Emanoel Muniz

O campus de Acaraú do IFCE, por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis - CAE, realizou a campanha do "Carnaval Consciente". Com atividades variadas, que envolveram oficina, entrega de materiais informativos, distribuição de preservativos e orientações profissionais, o objetivo da iniciativa foi alertar a comunidade acadêmica acerca dos cuidados que devem ser tomados no período carnavalesco que se aproxima, cuidados especialmente acerca de prevenção a riscos à saúde, combate à violência, assédio sexual e a conjugação de álcool e direção.

Na tarde do dia 26, foi realizada uma oficina com o tema "Repensando o corpo em tempo de carnaval". Segundo o enfermeiro do campus, Emanoel Muniz, a atividade que contou com a mobilização dos profissionais da CAE, buscou refletir sobre o corpo a partir de uma relação consigo e com os outros, estimulando relações afetivas respeitosas, saudáveis e prazerosas", explicou.

Além disso, foi desenvolvida uma campanha educativa, nos intervalos das aulas nos dias 27 e 28, que contou com a distribuição de preservativos, entrega de material informativo e orientações com os profissionais da CAE, realizando promoção de saúde, em prol de sexo seguro, além de estimular o combate ao assédio sexual com o tema "Não é Não". A campanha ainda contou com decoração temática, marchinhas e paródias realizadas pelos alunos do curso Técnico em Eventos.

Conforme a psicóloga Júlia Mota, coordenadora de Assuntos Estudantis do campus, a campanha realizada nesta época pré-momina é alertar quanto a cuidados para se passar bem por este período festivo. "O intuito maior das ações da campanha neste ano tem como foco os riscos e a adoção de comportamentos responsáveis, no sentido de prevenir danos maiores, tais como índice de violência, violência no trânsito, violência física, acidentes, adoecimentos, assim estimulando que se garanta no período do carnaval diversão e prazer para todos", destacou.