Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Setembro Amarelo: Caminhada coroa programação
conteúdo

Notícias

Setembro Amarelo: Caminhada coroa programação

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A caminhada e uma série de ações de mobilização foram fruto de articulação do IFCE com a Prefeitura de Acaraú e o Grupo Vem Viver
última modificação: 30/09/2019 10h08
Edson Costa Alunos e servidores do IFCE abraçaram a causa, participando da caminhada

Alunos e servidores do IFCE abraçaram a causa, participando da caminhada

Reconhecendo a importância de se abordar ações de prevenção ao suicídio, o campus de Acaraú do IFCE, a Prefeitura Municipal e o Grupo Vem Viver promoveram uma série de ações ao longo deste mês, que contou com a mobilização de equipes de Saúde, Educação e Assistência Social, além da comunidade acadêmica, com oficinas, palestras, debates e exibição de vídeos temáticos.

Fechando a intensa programação, na manhã desta sexta-feira, 27, foi realizada a terceira edição da Caminhada pela Vida, que contou com concentração na frente do prédio do Instituto, percorrendo algumas ruas até a Praça do Centenário, no Centro do Município. Lá ainda foram realizadas uma série de atividades, como medição de pressão arterial e teste de glicemia, orientações psicoassistenciais, foram realizadas atividades físicas e  promovidas apresentações culturais.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os participantes diziam sim à vida e à necessidade de se investir em políticas públicas de prevenção à problemática, que tem alcançado índices cada vez maiores na região. "É importante que alguém que sinta que algo não vai bem procure um profissional em um dos diversos equipamentos disponíveis para buscar ajuda, como o Nasf, o Creas, o CAPS, que dispõe de pessoal capacitado para lidar com esses problemas diagnósticos", frisou a assistente social Andreza Moni, do CAPS de Acaraú.

Falar sobre o tema é a maior solução, conforme o secretário de Assistência Social do Município, professor Expedito Mesquita. "Vemos como de grande relevância toda essa mobilização em torno dessa temática, com formações, oficinas, debates, culminando com essa grande caminhada. Precisamos conscientizar cada vez mais acerca dessa problemática crescente que é o suicídio e não medir esforços para coibir essa prática", relatou.

O enfermeiro do campus de Acaraú, Emanoel Muniz, vinculado à Coordenadoria de Assuntos Estudantis, que articulou as ações do Setembro Amarelo e da caminhada, estava distribuindo laços amarelos, símbolo da campanha, e frisou que a data é "apenas a culminância de uma série de atividades desenvolvidas ao longo de todo mês de setembro, mas que perdurarão ao longo de todo ano, uma vez que a problemática é recorrente e de grande incidência", disse.

A professora Nayana Santiago, da área de Meio Ambiente do campus de Acaraú, estava participando da caminhada, iniciativa esta que se reveste de grande relevância, uma vez que traz à tona um tema que é tido como tabu para muitos, mas que "deve ser cada vez mais abordado, pois trata-se de um grande problema social", pontuou.

Além do IFCE e de representantes das pastas da Saúde e Assistência Social do Município de Acaraú, fizeram-se presentes à caminhada os recrutas do Tiro de Guerra TG 10/018, o Lions Clube de Acaraú, além de estudantes e professores da Educação Básica de escolas da sede do Município.