Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > BVU e Periódicos Capes são opções de pesquisa remota
conteúdo

Notícias

BVU e Periódicos Capes são opções de pesquisa remota

ACERVOS ONLINE

Comunidade acadêmica têm acesso a acervos eletrônicos de referência para consultas bibliográficas
última modificação: 17/08/2020 19h33

Por conta da pandemia de covid-19 no Ceará e para resguardar a saúde da comunidade acadêmica, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem tido suas atividades acadêmicas funcionando de forma remota desde o último mês de março, quando foram suspensas as aulas presenciais; e de maio, quando parte dos campi reiniciaram as aulas a distância (cronograma variável de acordo com cada campus).

Dois recursos que os estudantes têm para seguir tendo acesso a acervos bibliográficos de qualidade diante desse “novo normal” são a Biblioteca Virtual Universitária (BVU) e o Portal de Periódicos da Capes, ambos disponibilizados a toda a comunidade acadêmica. Instruções de acesso a esses serviços foram reforçadas no Espaço do Estudante no portal do IFCE.

A BVU é um acervo digital que pode ser acessado por meio da busca integrada no Portal SophiA ou na própria plataforma BVU. O cadastro deve ser realizado conforme os tutoriais: Cadastro de usuários discentes e Cadastro de usuários servidores. Para melhor utilização da plataforma e do acervo, o usuário pode obter ajuda por meio do Manual de uso da BVU. Para acessar as versões tablet e smartphone, o usuário deve seguir as instruções de como baixar o aplicativo BVU.

Já o Periódicos da Capes disponibiliza mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas para consulta, cerca de 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico, além de 250 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas. O Portal disponibiliza conteúdo gratuito, acessível a qualquer usuário e conteúdo assinado através da Rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), da qual o IFCE faz parte.

Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria