Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Audiência Pública referenda novos cursos em Acaraú
conteúdo

Notícias

Audiência Pública referenda novos cursos em Acaraú

Novos cursos

Ao todo, foram referendados, na audiência remota, a implantação, na unidade, de cinco novos cursos técnicos e dois superiores
última modificação: 04/11/2020 20h20
"Divulgação" A audiência foi realizada de forma remota por videoconferência

A audiência foi realizada de forma remota por videoconferência

O campus de Acaraú do IFCE realizou, na tarde da última terça-feira, 3, Audiência Pública remota onde se referendou os novos cursos a serem implantados na Instituição. A audiência, realizada por meio de videoconferência, como medida preventiva neste período de pandemia, foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Manoel Paiva, e contou com  participação de representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Chefe do Departamento de Ensino da unidade, Rosenete Martins, além do grupo gestor, docentes, técnicos administrativos, estudantes e egressos da Casa, bem como representantes de Instituições parceiras do Instituto.

Na audiência, foi referendada a implantação, na unidade, de cinco novos cursos técnicos e dois superiores:  técnicos integrados em Aquicultura, Construção Naval e Pesca; técnicos subsequentes em Administração e em Eletromecânica; além dos cursos superiores em Gestão de Turismo e Engenharia Ambiental. Na ocasião, foram apresentadas as informações básicas atinentes a cada curso, incluindo a pesquisa de mercado, a demanda local, justificativa, viabilidade, objetivo, público-alvo, duração, perfil do egresso e proposta básica de cada curso, entre outros aspectos importantes levantados no estudo de potencialidades. Na ocasião, foi aberto momento para os participantes tirarem suas dúvidas e apresentarem suas sugestões.

Conforme Manoel Paiva, a proposta dos novos cursos é fruto do amplo debate "feito com a participação da comunidade em geral, a partir da realização de um estudo de potencialidades e viabilidades, realizado por uma comissão do campus. O estudo foi submetido à avaliação e validação da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto, considerando-se a viabilidade e potencialidade da região", explicou.

O professor Ricardo Liarth, Chefe do Departamento de Ensino Básico e Técnico da Proen, explicou os passos para a implementação dos novos cursos. "Todos os cursos apresentados na Audiência já estão aprovados pela Comissão de Análise do Estudo de Potencialidades. A partir daí, o campus apresenta a proposta dos mesmos à sociedade e caminha na elaboração da proposta pedagógica dos cursos, que será submetida ao Conselho Superior do Instituto com vistas à autorização legal. Somente após será possível lançar edital e realizar a seleção dos cursos", disse.

Além dos cursos referendados na audiência remota, o campus de Acaraú já apresenta em funcionamento os cursos técnicos subsequentes em Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Meio Ambiente, Pesca e Restaurante e Bar, os cursos superiores de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas, bem como o curso de pós-graduação em nível de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Segundo a professora Elisângela Sousa, do curso técnico de Restaurante e Bar do campus, os cursos apresentados e que passarão a ser ofertados na unidade acarauense, são "de extrema importância para o desenvolvimento da região do Baixo Acaraú, com ampla demanda do mercado. O curso de Gestão de Turismo, por exemplo, já era uma demanda apontada pelo FORTEXO (Fórum Regional de Turismo do Extremo Oeste), Trade Turístico e sociedade civil", apontou.

O aluno Chrystian Farias, da área de Aquicultura, ficou bastante empolgado com a proposta do curso técnico subsequente em Eletromecânica. Segundo ele, o curso irá suprir uma demanda antiga da região para capacitar mão de obra para atuar em empresas como as eólicas, cujo setor encontra-se em expansão. Ao Instituto, o estudante agradeceu a oportunidade de oferta de qualificação. "O IFCE é um forte passaporte para ingresso e fortalecimento no ambiente profissional e fico feliz pela consolidação do Instituto na nossa região, resultando em grande impacto na vida da juventude de Acaraú e de todo Baixo Vale", destacou.

A aluna Germanna Gomes, da área ambiental, achou bastante importante o curso de Engenharia Ambiental constar no rol de novos cursos a serem ofertados pelo Instituto em Acaraú. "Nossa região apresenta um grande número de empresas eólicas, a cidade vizinha de Jijoca de Jericoacoara apresenta as Unidades de Conservação, temos o Rio Acaraú com toda sua área de extensão, e paradoxalmente, dispomos de pouca mão de obra qualificada local, com as empresas e órgãos contratando profissionais de outras regiões, pois aqui não tem gente qualificada. Queremos trabalhar em nossa área e continuar perto de nossas casas", disse.

Edson Costa - Acaraú