Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Alunos realizam experimentos de Física

Alunos realizam experimentos de Física

Aula Prática

O objetivo foi relacionar situações do cotidiano e avaliar o conhecimento prático dos alunos
publicado: 31/08/2018 10h08, última modificação: 31/08/2018 10h09
"Divulgação" Alunos fizeram réplica de Astrolábio, usado para determinar altura dos astros no céu

Estimular a compreensão do conteúdo visto em sala de aula, referente a alguns fenômenos físicos, relacionando a situações do cotidiano, além de avaliar o conhecimento prático dos discentes. Esses foram os objetivos que levaram os acadêmicos do 6º semestre do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú do IFCE a participar de aulas práticas e dinâmicas. A atividade faz parte da disciplina de História da Física.

Os alunos fizeram o Experimento de Oersted, Máquina a Vapor e Termoscópio de Galileu, realizaram simulação de Ondas Mecânicas e Labirinto Elétrico, fizeram uma réplica de astrolábio e construíram um protótipo do Motor de Stirling, trabalharam as Ondas de Hertz e trabalharam o Tubo de Rubens, além do Pêndulo de Foucault .

Conforme o professor Alex Samyr, docente do curso de Física do campus acarauense do Instituto e que ministra a disciplina, a atividade prática estimula o processo de ensino-aprendizagem e aguça ainda mais o gosto pela busca do conhecimento dos alunos. "O uso de experiências, associado ao conteúdo, serve principalmente para unir a teoria à prática, tornando a Física mais realista e palpável para o estudante. Além de aprender, eles puderam passar seus conhecimentos para os colegas de forma divertida e lúdica”, avaliou.