Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acaraú participa do I Encontro de Aquaponia do IFCE
conteúdo

Notícias

Acaraú participa do I Encontro de Aquaponia do IFCE

INTEGRAÇÃO

Evento reuniu representantes dos campi do IF que trabalham com sistema de aquaponia para intercâmbio de experiências e alinhamento de projetos futuros
publicado: 29/08/2019 10h39, última modificação: 29/08/2019 13h56
"Divulgação" Professor Wesllen relatando a experiência de Acaraú

Professor Wesllen relatando a experiência de Acaraú

O campus de Acaraú do IFCE fez-se representar, no dia 17 de agosto, no I Encontro de Aquaponia do IFCE. O evento ocorreu no campus de Aracati, por meio do Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional em Aquaponia (Nesan-Aquaponia), e teve como objetivos reunir representantes dos campi do Instituto Federal que trabalham com sistema de aquaponia para intercâmbio de experiências e alinhamento de projetos futuros, assim como difundir informações técnicas sobre o tema, visando apresentar a tecnologia ao público em geral.

Aquaponia é um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) à Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). O campus de Acaraú apresenta uma Unidade Demonstrativa e há certo tempo coloca em prática essa técnica de forma experimental. O professor Wesllen Melo ressalta que o sistema de Aquaponia é uma alternativa de uso sustentável da água, além de representar um oportunidade de geração de renda. O relato de experiência em Acaraú foi apresentado pelo professor Wesllen Melo, que vê no cultivo uma grande alternativa ecológica e econômica.

O I Encontro de Aquaponia do IFCE contou com a presença de docentes e pesquisadores dos campi de Aracati, Acaraú, Morada Nova e Limoeiro do Norte, além de pesquisadores da UFC e de representantes da Aquaponia Equilibrium. "Esse foi um momento muito importante de difusão de informações técnicas acerca dos sistemas de Aquaponia", destacou o Wesllen Melo.