Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acaraú aprova artigos na Expressões da Extensão
conteúdo

Notícias

Acaraú aprova artigos na Expressões da Extensão

REVISTA CIENTÍFICA

Contemplando as áreas de Educação, Comunicação e Direitos Humanos e Justiça
última modificação: 19/04/2018 09h27

O campus de Acaraú do IFCE teve aprovados três artigos para publicação no terceiro volume da Revista "Expressões da Extensão", da Instituição. A revista tem como principal objetivo a divulgação das ações extensionistas desenvolvidas no âmbito do IFCE e nas suas comunidades de abrangência. Os artigos aprovados versam sobre ações de extensão da Instituição

Um dos artigos aprovados por Acaraú, da área temática da Educação, aborda "A implementação de um Centro de Línguas no IFCE: Ensinando línguas através do método comunicativo em cursos de extensão na rede federal de ensino. O autor principal foi a professora Cândida Salete Rodrigues Melo, que implementou o Centro de Línguas na unidade acarauense. Outro artigo aprovado de Acaraú foi voltado à área da Comunicação e intitulado "Histórias e estórias de Acaraú: o uso do documentário no resgate do patrimônio cultural em sala de aula". O trabalho tem como autor principal a professora do Instituto acarauense, Amaurícia Lopes Rocha Brandão.

Ainda foi aprovado artigo voltado à área de Direitos Humanos e Justiça, de autoria principal da assistente social do campus, Maria do Carmo Walbruni Lima. O trabalho tem como título "Índios Tremembé e remanescentes de quilombo vivendo em Acaraú: contando histórias de luta por direitos e reconhecimento".

Os artigos têm por objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas em ações de extensão promovidas pelo IFCE, tendo como proposta principal dar visibilidade às ações executadas na área da extensão, além de proporcionar um retorno à sociedade sobre os conhecimentos adquiridos, compartilhados e formalizados através de Programas e Projetos de extensão.

A revista, iniciada com periodicidade bianual e em formato de catálogo, foi lançada no ano de 2014, apresentando relatos de algumas das várias ações de extensão desenvolvidas nos biênio 2013/ 2014. O segundo número do periódico, por sua vez, surgiu com a proposta de apresentar artigos científicos sobre as atividades de extensão desenvolvidas durante o período de 2013 a 2016.