Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acadêmicos promovem conscientização ambiental
conteúdo

Notícias

Acadêmicos promovem conscientização ambiental

TCC

Trabalho de Conclusão de Curso propõe conscientizar usuários da Praia de Arpoeiras, em Acaraú
publicado: 07/08/2017 10h50, última modificação: 07/08/2017 10h54
"Divulgação" Projeto prevê aplicação de questionários e panfletagem

Projeto prevê aplicação de questionários e panfletagem

A estudante Sara Silva, concludente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE está executando, com apoio dos discentes e sob orientação da coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), Dra. Rafaela Maia, um Trabalho de Conclusão de Curso sobre "Percepção e Educação Ambiental com os usuários da Praia de Arpoeiras, em Acaraú".

Conforme Sara, o projeto tem como objetivo principal sensibilizar os usuários da praia quanto às questões ambientais, uma vez que "a Praia de Arpoeiras vem sofrendo uma intensa degradação da sua paisagem natural, devido a construções indevidas e modos inadequados no uso do espaço", relatou.

Por meio do projeto, são coletados por meio de questionários a percepção ambiental dos usuários e é feito um trabalho de conscientização ambiental, por meio da distribuição de folderes para os visitantes, usuários das barracas. Também estão previstas palestras e caminhada com mutirão de limpeza.

Para a orientadora do projeto, a Professora Dra. Rafaela Maia, da área ambiental do campus, a iniciativa do trabalho acadêmico reveste-se de uma grande importância para ajudar a reverter a degradação da praia. "Temos um recurso importantíssimo em Acaraú, como Arpoeiras, que desenvolve a economia e o turismo da região,e nem sempre a valorizamos como deveríamos. Ao longo dos anos, a praia foi ficando meio abandonada, suja, mesmo tendo um ambiente lindíssimo. Nossa ideia é promover a consciência ambiental, fazer com que as pessoas pensem acerca do meio ambiente e possam contribuir para a preservação da Praia de Arpoeiras", pontuou.

Maiores informações do projeto no facebook!