Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Abertas as inscrições no curso PEP em Acaraú
conteúdo

Notícias

Abertas as inscrições no curso PEP em Acaraú

Curso de Extensão

O curso é voltado à qualificação na área da Pesca e conta com a acreditação da Marinha do Brasil
publicado: 18/03/2019 09h23, última modificação: 18/03/2019 22h03

O campus de Acaraú do IFCE publicou o Edital nº 2/2019, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Simplificado para o ingresso no curso de extensão FIC para formação de Pescador Profissional Especializado - PEP. O Curso apresenta a duração prevista de três meses e carga-horária de 375 horas. Poderão se candidatar brasileiro(a) nato ou naturalizado(a); maior de dezoito anos no ato da matrícula; possuir Ensino Fundamental completo; Motorista de Pesca (MOP) ou Pescador Profissional (POP) possuidores do ensino fundamental completo. As inscrições no Processo Seletivo serão gratuitas e estarão abertas no período compreendido entre o dia 18 de março até 05 de abril. O campus tem a acreditação da Marinha do Brasil para oferta da capacitação.

As aulas serão ministradas de forma condensada, podendo ser nos turnos da manhã (07:30 – 11:30) e da tarde (13:00 – 17:00), de segunda à sexta-feira, podendo algumas aulas serem ofertadas no sábado pela manhã.

Para inscrever-se é necessário o candidato acessar o site do Instituto, preencher o Formulário de Inscrição e anexar a documentação prevista no edital, que deve ser entregue pessoalmente na sala da Coordenação de Extensão em envelope único nos dias úteis dentro do prazo de inscrição. O horário de atendimento é das 08:00 às 16:00. São ofertadas 30 vagas no processo seletivo em curso e mais 10 vagas de cadastro de reserva.

O processo seletivo compreenderá 3 (três) etapas: Análise da documentação, avaliação de aptidão física e a média ou nota final, obtida na disciplina de matemática no ultimo ano do ensino fundamental, de acordo com o histórico escolar apresentado. O cronograma com a especificação de todas as etapas do processo encontram-se disponíveis em edital. O resultado final está previsto para ser divulgado em 24 de abril, as matrículas serão realizadas nos dias 25 e 26 e as aulas iniciam no dia 29.

Ao concluir com aproveitamento todas as disciplinas, o aluno terá que participar do Programa de Instrução no Mar (PIM), cuja aplicação e avaliação ficará a cargo da Marinha do Brasil. Tendo êxito no PIM, o aluno terá o direito de receber da Marinha do Brasil sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) com habilitação de Pescador Profissional Especializado, bem como os Certificados inerentes a
sua habilitação.

Mais informações,via edital, na sala da Coordenação de Extensão do campus ou pelo fone (88)3661.4103.