Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Aberta Semana do Meio Ambiente em Acaraú
conteúdo

Notícias

Aberta Semana do Meio Ambiente em Acaraú

Evento

Semana conta com uma ampla programação científica que aborda as práticas sustentáveis de consumo e a conservação de recursos ambientais.
publicado: 17/10/2018 11h30, última modificação: 17/10/2018 11h46
"Divulgação" O evento contou com mesa redonda com professores e gestores ambientais

O evento contou com mesa redonda com professores e gestores ambientais

E seguem a todo vapor as atividades da primeira edição da Semana do Meio Ambiente do campus de Acaraú do IFCE. O evento, organizado por docentes e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, tem como tema “Práticas Sustentáveis de Consumo e Conservação de Recursos Ambientais”.

Na última terça-feira, 16, o evento foi aberto oficialmente, contando com a presença do diretor-geral, professor Manoel Paiva, e com a realização da palestra "Gestão ambiental municipal em Acaraú – CE", ministrada pela técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú, Agna Muniz. A noite ainda contou com a animação de Flavinho do Acordeon e banda.

Em seguida, foi realizada a mesa-redonda "Impactos das atividades antrópicas nas unidades de conservação e nas áreas de preservação permanentes da região de Acaraú - CE", mediada pelo professor José Moacir de Carvalho Araújo Júnior, da área ambiental do campus. Na ocasião, a professora Rafaela Maia, coordenadora do Ecomangue, abordou os impactos sofridos pelos manguezais apesar de sua proteção legal. Também participaram da mesa a analista ambiental do ICMBio, Kátia Carneiro, representando o Parque Nacional de Jericoacoara, e o professor Benedito, gestor da Área de Preservação Permanente - APA da Lagoa da Jijoca. "Agradecemos a oportunidade de participar desse grande evento e nos colocamos à disposição para ajudar sempre. Conhecer para conservar!", frisou Rafaela Maia.

Nesta quarta-feira, 17, no período da manhã, ocorrem os minicursos sobre artesanato com base em resíduos de pescado e produção de mapas utilizando o software QGis. À tarde, acontecem as palestras sobre tecnologia de tratamento de água, mesa-redonda sobre gestão de recursos hídricos na Bacia do Acaraú. A partir das 18h30, acontecerá lançamento do E-book Educa Mangue, de educação ambiental sobre os manguezais, voltado ao público infantil. Fechando a noite, haverá palestra sobre os planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

As atividades da Semana do Meio Ambiente prosseguem até esta quinta-feira, 18, com apresentação de banners de pesquisa na área ambiental, minicursos, mesa-redonda e palestras. O evento conta com a participação de docentes, pesquisadores, alunos do IFCE e de outras instituições de ensino parceiras, além de técnicos e gestores ambientais da região do Baixo Acaraú.