Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Aberta Semana do Meio Ambiente em Acaraú

Aberta Semana do Meio Ambiente em Acaraú

Evento

Semana conta com uma ampla programação científica que aborda as práticas sustentáveis de consumo e a conservação de recursos ambientais.
publicado: 17/10/2018 11h30, última modificação: 17/10/2018 11h46
"Divulgação" O evento contou com mesa redonda com professores e gestores ambientais

O evento contou com mesa redonda com professores e gestores ambientais

E seguem a todo vapor as atividades da primeira edição da Semana do Meio Ambiente do campus de Acaraú do IFCE. O evento, organizado por docentes e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, tem como tema “Práticas Sustentáveis de Consumo e Conservação de Recursos Ambientais”.

Na última terça-feira, 16, o evento foi aberto oficialmente, contando com a presença do diretor-geral, professor Manoel Paiva, e com a realização da palestra "Gestão ambiental municipal em Acaraú – CE", ministrada pela técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú, Agna Muniz. A noite ainda contou com a animação de Flavinho do Acordeon e banda.

Em seguida, foi realizada a mesa-redonda "Impactos das atividades antrópicas nas unidades de conservação e nas áreas de preservação permanentes da região de Acaraú - CE", mediada pelo professor José Moacir de Carvalho Araújo Júnior, da área ambiental do campus. Na ocasião, a professora Rafaela Maia, coordenadora do Ecomangue, abordou os impactos sofridos pelos manguezais apesar de sua proteção legal. Também participaram da mesa a analista ambiental do ICMBio, Kátia Carneiro, representando o Parque Nacional de Jericoacoara, e o professor Benedito, gestor da Área de Preservação Permanente - APA da Lagoa da Jijoca. "Agradecemos a oportunidade de participar desse grande evento e nos colocamos à disposição para ajudar sempre. Conhecer para conservar!", frisou Rafaela Maia.

Nesta quarta-feira, 17, no período da manhã, ocorrem os minicursos sobre artesanato com base em resíduos de pescado e produção de mapas utilizando o software QGis. À tarde, acontecem as palestras sobre tecnologia de tratamento de água, mesa-redonda sobre gestão de recursos hídricos na Bacia do Acaraú. A partir das 18h30, acontecerá lançamento do E-book Educa Mangue, de educação ambiental sobre os manguezais, voltado ao público infantil. Fechando a noite, haverá palestra sobre os planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

As atividades da Semana do Meio Ambiente prosseguem até esta quinta-feira, 18, com apresentação de banners de pesquisa na área ambiental, minicursos, mesa-redonda e palestras. O evento conta com a participação de docentes, pesquisadores, alunos do IFCE e de outras instituições de ensino parceiras, além de técnicos e gestores ambientais da região do Baixo Acaraú.