VI SEMIC - 2017

por 1231759 publicado 06/10/2016 16h46, última modificação 30/10/2017 17h35

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DURANTE A SEMIC 2017

 

1. O QUE É A SEMIC?

A VI SEMIC – Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE é promovida anualmente e faz parte das atividades do Universo IFCE. É obrigatória para os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr) de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e para os voluntários em pesquisa cadastrados pela PRPI, sendo facultativa aos demais alunos de graduação e ensino médio profissionalizante do IFCE envolvidos em projetos de pesquisa ou inovação.

Este evento tem como objetivo acompanhar e avaliar o trabalho do bolsista conforme as normas internas e das instituições de fomento nacionais (IFCE, CNPq, FUNCAP), funcionando ainda como espaço para a divulgação dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE. Conta com a participação de estudantes de graduação e técnicos, possibilitando a troca de experiências e atualização de informações.

 

2.  QUAIS OS TRABALHOS APRESENTADOS NA VI SEMIC?

Os trabalhos apresentados na VI SEMIC são oriundos das atividades de iniciação científica e tecnológica desenvolvidas no IFCE. É, portanto obrigatória para bolsistas e estudantes voluntários cadastrados.

Os trabalhos são extraídos a partir dos relatórios finais de pesquisa, encaminhados para a PRPI ao final do término da vigência das bolsas ou dos projetos.

Caso haja trabalhos de alunos não bolsistas, mas que realizam atividades de pesquisa, estes também podem ser submetidos em sistema apropriado. Os links para inscrições de público externo estarão nesta mesma página caso o campus disponibilize esta modalidade de apresentação.

 

3. LINKS DE EVENTO POR CAMPUS (EM BREVE)

 

4. COMO SÃO APRESENTADOS OS TRABALHOS DURANTE A SEMIC?

A SEMIC é um evento descentralizado, isso permite que os trabalhos sejam apresentados nos próprios Campi do IFCE, geralmente durante a programação do Universo IFCE.

Os trabalhos devem ser apresentados na forma oral ou painel (banner) de acordo com a escolha da organização local do evento. Os modelos para apresentação dos trabalhos estão disponíveis abaixo no tópico 6 - Documentação para gestores.

Os trabalhos deverão ser apresentados pelos alunos bolsistas. Caso não seja possível o aluno apresentar o trabalho, o orientador deverá apresentar os resultados da pesquisa no evento.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão, recebendo notas de acordo com os critérios estabelecidos previamente pela PRPI e inseridas na plataforma NL.

A comissão de avaliação dos trabalhos poderá ser composta por avaliadores do IFCE e também pesquisadores de outras instituições (Comitê Externo) a critério do campus.

 

5. COMO SERÃO DISPONIBILIZADAS AS PUBLICAÇÕES E CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES?

Os trabalhos apresentados durante a SEMIC serão disponibilizados na forma digital nos Anais da VI Semana de Iniciação Científica – Anais da VI SEMIC IFCE e os arquivos podem ser baixados a partir do site oficial da PRPI(www.ifce.edu.br/prpi). Todos os trabalhos inscritos constarão dos Anais do evento.

Os certificados para os participantes serão disponibilizados exclusivamente para aqueles que apresentaram os trabalhos durante o evento, e que, portanto, foram submetidos ao processo de avaliação pela comissão.

Os certificados serão gerados a partir dos dados coletados pela plataforma NL.

Será obrigatória a inclusão do nome do aluno bolsista e de seu orientador no trabalho.

 

6. DOCUMENTAÇÃO PARA GESTORES

 

Tutorial para criação de eventos na plataforma NL

Modelo de Apresentação

Modelo de Banner

Modelo de Trabalho para Submissão

Ficha de Avaliação

Logotipo A

Logotipo B

Logotipo C

Logotipo IFCE Horizontal

Logotipo IFCE Vertical

 

7. PREMIAÇÕES

Os trabalhos apresentados durante a VI SEMIC IFCE que receberem nota máxima nas avaliações receberão certificados de menção honrosa e serão indicados pela PRPI para a participação em premiações nacionais como, por exemplo, o Prêmio Destaque em Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq.