Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação > A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

por Ícaro Joathan publicado 12/01/2016 17h08, última modificação 03/03/2016 15h58

A pró-reitoria

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) desenvolve ações de estímulo à inovação tecnológica e à produção científica entre alunos e professores da Instituição. O órgão é responsável por ampliar os indicadores de qualificação do corpo docente e induzir à formação de grupos de pesquisa institucionais pelo Instituto Federal do Ceará.

Os educadores são incentivados à aprovação de projetos nos mais diversos editais das agências de fomento, como CNPq, Capes, Funcap, Finep, entre outras. A PRPI impulsiona o envolvimento de estudantes nesse tipo de oportunidade, por meio de programas de bolsa de iniciação científica nas diversas áreas do conhecimento, de produtividade de apoio a pesquisadores e de bolsas de apoio a produtividade para pesquisadores.

Desde 2013, a pró-reitoria é responsável também pelas política de pós-graduação do IFCE, tanto no que concerne ao acompanhamento dos cursos em níveis lato e stricto sensu, quanto em relação à política de capacitação de servidores em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Pró-reitor

Auzuir Ripardo de Alexandria
Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação
Lattes
E-mail: auzuir@ifce.edu.br
Telefones: (85) 3401.2328

Atribuições

•  Fomentar as ações e o desenvolvimento da pesquisa junto ao corpo docente, discente e técnico-administrativo institucional.
  • Assessorar a elaboração e execução das políticas de pesquisa aprovadas pelo Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e pelo Conselho Superior.
  • Elaborar as normas para o funcionamento da pesquisa.
  • Gerenciar os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT / PIBIC) e demais programas de fomento ao discente que vise atuação em pesquisa.
  • Gerenciar os Grupos de Pesquisa institucionais vinculados ao CNPq.
  • Organizar eventos de divulgação cientifica e tecnológica para atender demandas da Pesquisa no IFCE.
  • Gerenciar projetos de otimização dos programas, melhoria do trabalho e organização da informação sobre a pesquisa no IFCE.
  • Orientar os agentes responsáveis pela coordenação da pesquisa na condução, execução, acompanhamento e divulgação da pesquisa nos campi.
  • Desenvolver estratégicas para obter indicadores sobre a qualidade e quantidade da produção intelectual da instituição.
  • Incentivar e promover parcerias intercampi e interinstitucionais visando a promoção e consolidação da pesquisa nos campi.
  • Subsidiar as ações no âmbito da Inovação e Transferência de Tecnologia com dados advindos da pesquisa no IFCE.

Unidades subordinadas (assessoramento)

Assistência da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação