Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Ensino > Tipos de cursos

Tipos de cursos

por Brasil publicado 04/06/2013 09h52, última modificação 09/10/2017 10h21
Saiba as diferenças entre os tipos de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Conheça os cursos ofertados pelo Pronatec e Mulheres Mil no IFCE.

Cursos técnicos


Os cursos técnicos são voltados para alunos que desejam profissionalizar-se em um curto intervalo de tempo, a fim de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São ofertados em cinco modalidades:

  • Subsequentes: esta modalidade de curso destina-se a estudantes que concluíram o ensino médio.
  • ConcomitantesEsta modalidade de curso destina-se a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental, sendo ofertados a quem está cursando o Ensino Médio tradicional e que no contra turno irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Este estudante só receberá o diploma de técnico mediante a apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio.
  • Integrados: a modalidade de ensino integrado é aquela em que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo no IFCE.
  • EJA: para ser aluno da educação de jovens e adultos (EJA), o candidato deve ser maior de 18 anos e possuir o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto.
  • e-Tec: a Rede e-Tec Brasil visa a oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos.
  • Pro-funcionário: a rede e-Tec também oferece o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), que oferta, por meio do ensino a distância, formação técnica, em nível médio, aos funcionários das redes públicas de educação básica dos sistemas de ensino.

Clique aqui para acessar os cursos técnicos do IFCE

Cursos superiores


Os cursos superiores são ofertados para proporcionar uma graduação aos estudantes, a fim de desenvolver conhecimentos nas áreas específicas. São ofertados em quatro modalidades:

  • Bacharelado: destinado a jovens que tenham concluído o Ensino Médio e desejam formação profissional de graduação como bacharel.
  • Licenciatura: destinado a estudantes que concluíram o ensino médio (antigo segundo grau). São cursos de graduação específicos para a formação de docentes.
  • Tecnologia: os cursos tecnológicos formam profissionais para atender a campos específicos do mercado de trabalho. Têm duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais.
  • UAB: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o IFCE que disponibiliza cursos de ensino superior à distância a docentes e profissionais de ensino da rede pública de municípios do interior.
A  Resolução N° 100, de 27 de setembro de 2017, estabelece o Regulamento para a criação de novos cursos, suspensão de novas turmas, reabertura e extinção de cursos no IFCE.

Clique aqui para acessar os cursos superiores do IFCE

Pós-graduação


Os cursos de pós-graduação são destinados a todos que possuem diploma de Ensino Superior. São ofertados nas modalidades lato sensu e stricto sensu.

  • Especializações: cursos de pós-graduação lato sensu destinados a todos que concluíram o ensino superior e desejam obter atualização acadêmica ou profissional e o consequente progresso das competências obtidas na graduação.
  • Mestrados: cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados nas modalidades de mestrado acadêmico e profissional.
  • O mestrado acadêmico é destinado a todos que tenham concluído o ensino superior e desejam obter titulação com grau de mestre, por meio de estudos voltados para o ensino e pesquisa direcionados para a carreira acadêmica.
  • O mestrado profissional é destinado a todos que tenham concluído o ensino superior e desejam obter titulação com grau de mestre, por meio de estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, com vistas a atender à demanda de setores do mercado produtivo.
  • Doutorados: cursos de pós-graduação stricto sensu destinados a formar profissionais que desejam obter titulação com grau de doutor, com foco na carreira acadêmica e na área de inovação.

Clique aqui para acessar os cursos de pós-graduação do IFCE

Pronatec


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferta formação profissionalizante para estudantes e trabalhadores por meio de duas modalidades de cursos:

  • FIC: cursos de atualização e qualificação profissional de nível básico, de curta duração, sem ter como critério de acesso o exame de seleção.
  • Técnicos: cursos voltados para alunos que desejam profissionalizar-se em educação profissional técnica de nível médio e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Clique aqui para acessar os cursos do Pronatec do IFCE