Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Ensino > Tipos de cursos
conteúdo

Tipos de cursos

por Brasil
Saiba as diferenças entre os tipos de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Conheça os cursos ofertados pelo Pronatec e Mulheres Mil no IFCE.

Cursos técnicos


Os cursos técnicos são voltados para alunos que desejam profissionalizar-se em um curto intervalo de tempo, a fim de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São ofertados em cinco modalidades:

  • Subsequentes: esta modalidade de curso destina-se a estudantes que concluíram o ensino médio.
  • ConcomitantesEsta modalidade de curso destina-se a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental, sendo ofertados a quem está cursando o Ensino Médio tradicional e que no contra turno irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Este estudante só receberá o diploma de técnico mediante a apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio.
  • Integrados: a modalidade de ensino integrado é aquela em que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo no IFCE.
  • EJA: para ser aluno da educação de jovens e adultos (EJA), o candidato deve ser maior de 18 anos e possuir o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto.
  • e-Tec: a Rede e-Tec Brasil visa a oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos.
  • Pro-funcionário: a rede e-Tec também oferece o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), que oferta, por meio do ensino a distância, formação técnica, em nível médio, aos funcionários das redes públicas de educação básica dos sistemas de ensino.

 Resolução N° 100, de 27 de setembro de 2017, estabelece o Regulamento para a criação de novos cursos, suspensão de novas turmas, reabertura e extinção de cursos no IFCE.

Clique aqui para acessar os cursos técnicos do IFCE

Cursos superiores


Os cursos superiores são ofertados para proporcionar uma graduação aos estudantes, a fim de desenvolver conhecimentos nas áreas específicas. São ofertados em quatro modalidades:

  • Bacharelado: destinado a jovens que tenham concluído o Ensino Médio e desejam formação profissional de graduação como bacharel.
  • Licenciatura: destinado a estudantes que concluíram o ensino médio (antigo segundo grau). São cursos de graduação específicos para a formação de docentes.
  • Tecnologia: os cursos tecnológicos formam profissionais para atender a campos específicos do mercado de trabalho. Têm duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais.
  • UAB: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o IFCE que disponibiliza cursos de ensino superior à distância a docentes e profissionais de ensino da rede pública de municípios do interior.
A  Resolução N° 100, de 27 de setembro de 2017, estabelece o Regulamento para a criação de novos cursos, suspensão de novas turmas, reabertura e extinção de cursos no IFCE.

Clique aqui para acessar os cursos superiores do IFCE

Pós-graduação


Os cursos de pós-graduação são destinados a todos que possuem diploma de Ensino Superior. São ofertados nas modalidades lato sensu e stricto sensu.

  • Especializações: cursos de pós-graduação lato sensu destinados a todos que concluíram o ensino superior e desejam obter atualização acadêmica ou profissional e o consequente progresso das competências obtidas na graduação.
  • Mestrados: cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados nas modalidades de mestrado acadêmico e profissional.
  • O mestrado acadêmico é destinado a todos que tenham concluído o ensino superior e desejam obter titulação com grau de mestre, por meio de estudos voltados para o ensino e pesquisa direcionados para a carreira acadêmica.
  • O mestrado profissional é destinado a todos que tenham concluído o ensino superior e desejam obter titulação com grau de mestre, por meio de estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, com vistas a atender à demanda de setores do mercado produtivo.
  • Doutorados: cursos de pós-graduação stricto sensu destinados a formar profissionais que desejam obter titulação com grau de doutor, com foco na carreira acadêmica e na área de inovação.

Clique aqui para acessar os cursos de pós-graduação do IFCE

Pronatec


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferta formação profissionalizante para estudantes e trabalhadores por meio de duas modalidades de cursos:

  • FIC: cursos de atualização e qualificação profissional de nível básico, de curta duração, sem ter como critério de acesso o exame de seleção.
  • Técnicos: cursos voltados para alunos que desejam profissionalizar-se em educação profissional técnica de nível médio e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Clique aqui para acessar os cursos do Pronatec do IFCE