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Metas da Unidade Administrativa

por IFCE publicado 26/10/2016 14h54, última modificação 26/10/2016 14h56

METAS DE UNIDADES ADMINISTRATIVAS 

Figura 3 – Função Metas da Unidade Administrativa

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 Essa função tem a finalidade de listar as metas cadastradas para a unidade no período de referência, conforme o cronograma de metas definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional da unidade.

O usuário com o perfil Coordenador de Planejamento do Campus ou Coordenador de Planejamento Sistêmico não terá acesso ao cadastro das metas, ou seja, somente poderá visualizá-las.

O cadastro das metas anuais é de responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

 Ao clicar na opção Metas de Unidades Adm. (figura 3), o sistema direcionará o usuário para a seguinte tela: 

Figura 4 – Lista de Metas Anuais

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 A lista das metas referentes ao exercício de referência é apresentada ao usuário (figura 4). Veja que é possível pesquisar uma meta na ferramenta de busca ou por meio do uso de filtros.

Observação: os campos “unidade de medida” e “valor total” não estarão preenchidos nesse primeiro momento da implantação do sistema.

Nessa tela não é apresentado ainda os detalhes de cada meta, mas perceba que para cada meta da lista existe um código a ela associado, ao clicar em um desses códigos o usuário será direcionado para uma nova tela que apresentará os detalhes da meta referente ao código selecionado (figura 5).

 Figura 5 – Tela de Detalhamento de Meta

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As informações dessa tela (figura 5) apresenta o título da meta (promover a qualificação dos servidores em nível superior), a justificativa (nesse exemplo, não preenchida), período de execução (02/01/2016 a 29/12/2016), saldo orçamentário disponível (dois milhões, quatrocentos e vinte e sete mil e oitenta reais) e valor da meta da unidade igual a 1 (nesse exemplo a meta da unidade é promover a qualificação de um servidor em curso de nível superior).

Atenção: o saldo disponível não é o saldo orçamentário disponível para a execução da meta apresentada, mas o saldo disponível para a realização de todo o planejamento da unidade.

Ressalta-se que haverá casos em que o valor da meta da unidade estará representado por um número não inteiro, para esses casos significa dizer que a meta corresponde a um percentual. Vejamos o exemplo a seguir: 

Figura 6 – Exemplo de meta com valor fracionário

fig6.png


Observe no exemplo acima (figura 6) que a meta “Ampliar a participação dos alunos em projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão”, possui como valor da meta da unidade 0,09, isso significa dizer que, a meta da unidade é alcançar 9% do total dos alunos participando de algum projeto da área do ensino, pesquisa e/ou extensão.

 Verificar os recursos orçamentários

 Na tela que apresenta o detalhamento de uma meta é possível perceber a existência de um botão na cor verde no canto superior direito, esse botão permite ao usuário visualizar o orçamento disponível para o planejamento da unidade de modo detalhado. Vejamos a figura 7: 

Figura 7 – Resumo do Orçamento da Unidade

 

 A tela acima apresenta o detalhamento da distribuição orçamentária do campus para as seguintes as finalidades:

 

  • Auxílio ao educando (bolsa) – montante disponível para o pagamento de bolsas e auxílios aos estudantes;

  • Auxílio ao educando (geral) – montante disponível para custear outras despesas da área da assistência aos estudantes, como por exemplo: merenda escolar;

  • Funcionamento da rede – montante disponível para custear as despesas de custeio e capital; e

  • Tecnologia da informação – montante disponível para custear as despesas de custeio e capital da área de tecnologia da informação da unidade.

 

Importante: os recursos orçamentários apresentados correspondem a PLOA da unidade, portanto, estão sujeitos a alterações a partir da aprovação da LOA.

 

À medida que usuário realiza o cadastro de uma ação estratégica (veremos como fazer isso mais adiante) o recurso orçamentário planejado para a realização dessa ação será debitados da coluna disponível e será creditado na coluna planejado, correspondente a origem do recurso. Entenderemos melhor essa situação adiante!