Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Revista Conexões – Ciência e Tecnologia comemora 10 anos de criação

Notícias

Revista Conexões – Ciência e Tecnologia comemora 10 anos de criação

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Periódico de divulgação científica já ultrapassou a marca de 100 artigos publicados
publicado: 08/11/2017 16h08 última modificação: 09/11/2017 14h42

Dez anos! O tempo passou rápido para a Revista Conexões, do Instituto Federal do Ceará. A revista é o periódico de divulgação científica e tecnológica do IFCE, criado para promover a geração, a sistematização e a divulgação do conhecimento produzido na instituição, por meio da publicação de artigos de caráter teórico ou aplicado relacionados a pesquisas científicas e tecnológicas nas mais diversas áreas de estudo. A revista foi criada em junho de 2007 e passou a ser divulgada também eletronicamente a partir de 2010, como forma de aumentar a sua circulação na comunidade científica nacional. A Conexões já ultrapassou a marca de 100 artigos publicados.

Para Anna Erika Ferreira Lima, editora-chefe da revista, a importância de se ter uma revista científica, como a Conexões, reside, principalmente, em “viabilizar a divulgação da produção científica do IFCE e da Rede. Tais publicações viabilizam essa difusão para a comunidade, de forma a permitir que outros possam utilizá-la e avaliá-la sob outras visões”.

Dentre as principais conquistas alcançadas nesses dez anos, está o crescimento de suas qualificações (ou qualis), gerada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “A revista é, anualmente, avaliada, sendo atribuídas classificações por áreas de conhecimento ao periódico, conforme critérios estabelecidos pela Capes, explica Rebeca Gadelha, coordenadora de Publicações Científicas e Tecnológicas do IFCE.

De acordo com Rebeca, até o presente momento, a área de Ensino possui a maior classificação da revista, a qual consiste no qualis B2. O objetivo é que as demais áreas obtenham o mesmo grau: “Nossa meta é tornar o periódico reconhecido pela celeridade no processo avaliativo e qualidade das publicações, de modo a incentivar os pesquisadores internos e externos à instituição a publicarem seus artigos na Conexões - Ciência e Tecnologia".

Consulte a Revista Conexões 

Por Renata Erlen, estagiária de Jornalismo