Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Professores recebem capacitação em empreendedorismo

Notícias

Professores recebem capacitação em empreendedorismo

EXTENSÃO

Capacitação foi oferecida ao modelo “sala de aula invertida”
publicado: 14/09/2017 08h50 última modificação: 15/09/2017 08h25
Professores de diversos campi participam do curso ao modelo "sala de aula invertida" (foto: Bruno Leonardo)

Professores de diversos campi participam do curso ao modelo "sala de aula invertida" (foto: Bruno Leonardo)

Com uma metodologia ousada, diversos professores das disciplinas de empreendedorismo do IFCE, incluindo gestores de incubadoras dos campi, estão participando de um curso oferecido pelo Sebrae, com o tema “Empreendedorismo e Inovação”. A mobilização do curso foi feita pela Pró-reitoria de Extensão (Proext), como parte das ações do Departamento de Extensão Acadêmica e da Coordenadoria de Empreendedorismo e Incubadoras.

A disposição da sala de aplicação do curso já é inovadora. Em vez do ministrante posicionado em frente à plateia enfileirada em cadeiras, os participantes ficam divididos em mesas espalhadas pela sala, numa proposta de “sala de aula invertida”, que tem como foco uma inversão dos modelos de ensino, para dar mais protagonismo aos educandos, levando mais participação e engajamento durante as exposições. O curso, que tem duração de 24h/aula, é distribuído em quatro módulos sequenciais.

Empreendedorismo, inovação, ferramentas e modelagem são os módulos ministrados, os quais preveem vários encontros com diversas atividades, incluindo exercícios práticos. Esse estilo de ensino adotado na capacitação dos professores permite a aplicação dos temas abordados em situações fora da sala de aula, vivenciando os assuntos de forma simulada, presencial e interativa. Assim, os professores do IFCE têm mais subsídios para adotar práticas inovadoras junto aos seus alunos.

Professores de diversos campi participam de capacitação (foto: Bruno Leonardo)