Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE tem sommelier com certificado internacional
conteúdo

Notícias

IFCE tem sommelier com certificado internacional

GASTRONOMIA

Professor do campus de Baturité é o único com o título na América do Sul
publicado: 09/03/2018 09h48, última modificação: 12/03/2018 15h48
Exibir carrossel de imagens Professor centralizado ao topo da imagem com camisa de cor clara (foto: arquivo pessoal)

Professor centralizado ao topo da imagem com camisa de cor clara (foto: arquivo pessoal)

O campus de Baturité do Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem uma sumidade internacionalmente reconhecida em bebidas, mais especificamente em saquê, uma bebida tradicional japonesa feita da fermentação do arroz. É o professor Joseilton Lima Filho, que costuma ser chamado de Zeh Lima Filho. Ele é da área de Hospitalidade e Lazer e leciona nas disciplinas de Gastronomia, Hotelaria e Hospedagem da unidade.

Interessado em conhecer sobre bebidas, começou sua empreitada de estudos há cerca de dez anos explorando os tipos, os princípios e as combinações dos vinhos. Mais recentemente, passou a buscar aprender mais sobre saquês. “Comecei a estudar saquê por pura curiosidade e acabei me apaixonando pela área”, diz Zeh Lima. Por isso, decidiu fazer cursos em instituições renomadas, nas cidades de Londres e de Las Vegas.

Foram o “WSET level 3 awards in sake”, realizado na Wine & Spirits Education Trust, e o “Certified sake professional”, feito no Sake Education Council. Hoje, apenas dois brasileiros detêm o título de Sake Level 3, pela Wine & Spirits Education Trust, sendo a única pessoa de toda a América Latina com o título de Certified Sake Educator, proferido pela mesma instituição.

Em janeiro, o professor foi ao Japão, a convite do governo local, para um tour de formação de educadores mundiais em saquê. Como resultado, Zeh relata a intenção de aplicar o que aprendeu em sala: “Ao ser convidado a ir para o Japão, o povo, a cultura, a civilidade e a gastronomia locais me trouxeram ainda mais encantamento e admiração. Pretendo trazer um pouco dessa cultura tão distante para os alunos do IFCE”.

E não para por aí: atualmente, ele está concluindo o “WSET level 4”, pelo que será a primeira pessoa do Norte e Nordeste do Brasil com o título reconhecido junto à Wine & Spirits Education Trust. Ele também comemora o aceite da Court of Master Sommeliers Americas. A formação será realizada neste ano, nos Estados Unidos, onde participará do Advanced Sommelier Course, do qual apenas dois brasileiros foram aceitos.

Para o ano que vem, o professor planeja executar atividades para além dos muros do IFCE, em iniciativas que promovam a multiplicação na sociedade dos conhecimentos adquiridos nos cursos. “O objetivo é expandir e aprofundar cada vez mais esse ensino, chegando inclusive à comunidade local. O plano é criar cursos de extensão ligados ao ensino e ao serviço profissionalizante do vinho e do saquê”, garante Zeh Lima.

Deborah Sampaio - Reitoria