Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Reuniões debatem estratégias de permanência e êxito estudantis

Reuniões debatem estratégias de permanência e êxito estudantis

PLANO CONJUNTO

Reitoria recebeu nesta quarta (14) representantes de diversos campi que participam de elaboração de plano conjunto de ações
publicado: 14/06/2017 18h03 última modificação: 19/06/2017 11h37
Armênia Chaves, da PROEN, durante a reunião desta quarta na Reitoria (foto: Dowglas Lima)

Nada melhor do que combater um problema em várias frentes. É com essa filosofia que a equipe da Pró-reitoria de Ensino do IFCE coordena os trabalhos de construção e validação do Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE, um documento norteador das ações de combate à evasão e de retenção discente no âmbito do IF - questões que ainda preocupam.

Construído com a participação da comunidade acadêmica, o plano visa melhorar os índices de retenção e evasão estudantil. Para tanto, apresenta a base conceitual de evasão adotada pelo IFCE, os diagnósticos quantitativo e qualitativo relativos aos alunos egressos com êxito e sem êxito, os quadros de ações gerais e específicas com iniciativas que visam melhorar os índices de evasão e retenção, a meta institucional de permanência e êxito e a metodologia de acompanhamento e monitoramento da execução do plano de ação.

Na ocasião, o pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Santiago, fez um resgate da origem desse trabalho.

“Inicialmente, com a colaboração dos campi, foi construído o diagnóstico qualitativo do quadro situacional da evasão e retenção, assim como o diagnóstico quantitativo, atualmente apresentado na ferramenta IFCE em Números. No início desse processo, foram formadas uma comissão geral e comissões locais que terão como missão acompanhar os indicadores de permanência e êxito e as ações de minimização da evasão e aumento da retenção na instituição. É válido acrescentar que o tema Permanência e Êxito também vem sendo trabalhado nos encontros pedagógicos dessa instituição e nos Fóruns de Ensino, desde 2015”, disse Reuber.

O primeiro momento de validação do documento ocorreu na apresentação feita aos diretores de campi ainda durante o encontro de gestores, em Guaramiranga, em março deste ano. Durante o mês de junho, representantes de diversas unidades participam de reuniões para conhecer o documento consolidado e planejar o processo de divulgação e validação nos campi.

Após processo de divulgação e validação, o plano de permanência deverá ser encaminhado para o Conselho Superior do IFCE para aprovação. Até lá, os encontros de divulgação e validação seguem sendo realizados, como aponta Reuber Saraiva. “Vamos fazer mais reuniões na região do Cariri, no vale do Jaguaribe e também no norte do estado”, adiantou o gestor.

A ferramenta IFCE em Números, desenvolvida pela PROEN e já consolidada como ferramenta orientadora de estratégias no IFCE, está na base da consolidação desse documento. Os dados do sistema permitem aos profissionais da instituição acompanharem de perto os dados mais recentes sobre a evasão, ajudando a direcionar melhor as ações.