Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Retomadas as obras do campus de Maranguape
conteúdo

Notícias

Retomadas as obras do campus de Maranguape

POR DENTRO DA EXPANSÃO

Empresa tem 300 dias para concluir trabalhos; unidade atenderá até 1,2 mil alunos
por Antonio Alencar publicado: 16/12/2017 11h05, última modificação: 20/12/2017 17h01
Exibir carrossel de imagens Mendonça Filho discursa durante assinatura da ordem de serviço de retomada das obras do campus de Maranguape

Mendonça Filho discursa durante assinatura da ordem de serviço de retomada das obras do campus de Maranguape

Maranguape, município da região metropolitana da grande Fortaleza com pouco mais de 126 mil habitantes, receberá em menos de um ano o campus definitivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A ordem de serviço, de autorização para a retomada da obra, foi assinada nessa sexta-feira(14), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pelo reitor do IFCE, Virgílio Araripe. A solenidade contou com a presença do prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez,  parlamentares como o deputado federal Raimundo Matos e outras autoridades políticas e acadêmicas.

Na oportunidade, o gestor do MEC, também, assinou as portarias de funcionamento desse campus e, ainda, da unidade do IFCE em Acopiara, cujas obras estão sendo concluídas e inauguração está prevista para fevereiro de 2018. Com a emissão dos atos administrativos, os campi passam a contar com orçamento próprio, para o custeio de suas atividades e organograma administrativo. O investimento, na obra, é de R$ 7,8 milhões e a construtora tem 300 dias para concluir os trabalhos. 

Atualmente funcionando em caráter provisório na Escola Municipal Santa Rita, o IFCE em Maranguape possui 500 alunos matriculados em cursos técnicos de Formação Inicial e Continuada, com carga horária de até 200 horas. Quando estiver em pleno funcionamento, o que deve ocorrer até o fim de 2018, o campus de Maranguape atenderá, de imediato, 1.200 alunos em cursos técnicos e superiores nas áreas de Controle e Processos Industriais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Construção Civil, Produção Alimentícia e Licenciaturas.

O campus contará com bloco administrativo, 10 salas de aula, biblioteca, auditório com capacidade para 200 pessoas, 10 laboratórios e espaço de convivência. Um área total construída de 4.200m²: “Agradecemos o apoio de todos: do Ministério da Educação, da Prefeitura de Maranguape e dos parlamentares, bem como dos servidores docentes e administrativos que estão trabalhando aqui em Maranguape e de todos os gestores do IFCE que nos ajudam nessa honrosa missão. Um campus, sem dúvida alguma, é certeza de mais oportunidades para que as pessoas possam melhorar de vida”, afirmou o reitor Virgílio Araripe. 

Mendonça Filho discursa durante assinatura da ordem de serviço de retomada das obras do campus de Maranguape