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Reitoria informatiza tramitação de processos administrativo
GESTÃO DOCUMENTAL
Já dizia Belchior: “O novo sempre vem”. É esse pensamento que norteia um esforço conjunto para modernizar a tramitação de processos no IFCE, trabalho que chega a uma fase decisiva no começo de 2018: a partir de 2 de janeiro. Entra em ação de forma definitiva na Reitoria e nos campi avançados o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!).
O SEI! é uma plataforma completamente informatizada, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, hoje utilizada em diversos órgãos da administração federal por todo o país. Por meio do sistema, é possível gerar, enviar e receber processos, incluir e modificar documentos, entre outras operações, tudo on-line. O resultado dessa equação é uma economia substancial de papel - e principalmente de tempo.
Francivaldo Brito preside a comissão de implantação do SEI! no IFCE. Ele destaca os avanços que virão com o uso da nova ferramenta. “Só de imaginar que um processo que se encontra no interior não dependerá mais de motorista para vir para a Reitoria, é muito bom. O envio acontece em tempo real”, explica o servidor.
Uma boa prática é utilizar o editor de texto do próprio SEI!, evitando subir PDFs desnecessários ao incluir documentos nos processos. O editor possui recursos semelhantes ao Microsoft Word, com uma interface amigável. Nele, é possível até mesmo assinar eletronicamente os documentos.
Para que o sistema funcione plenamente, algumas medidas deverão ser tomadas. “Os setores que não têm e-mail cadastrado devem solicitar a inclusão de um endereço, seja o e-mail do coordenador ou o e-mail do próprio setor. Isso é feito enviando uma solicitação para sei@ifce.edu.br”, finaliza Francivaldo. Mais informações sobre o SEI! podem ser obtidas por meio do telefone (85) 3401-2379.
Para consultar a página do SEI! no IFCE (com links para o sistema, manuais explicativos e outros detalhes), clique aqui.
Dowglas Lima - Reitoria