Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Missão vai a Israel buscar novas experiências em inovação

Missão vai a Israel buscar novas experiências em inovação

INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO

IFCE tem interesse em parceria de mobilidade acadêmica com universidades
por publicado: 27/04/2017 09h46 última modificação: 27/04/2017 09h49
Exibir carrossel de imagens Comitiva cearense é recebida por autoridades israelenses

Comitiva cearense é recebida por autoridades israelenses

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) integra uma importante missão institucional a Israel para conhecer o ambiente local de inovação tecnológica e prospectar parcerias com entidades públicas e privadas. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Wally Mendonça Menezes, representa o IFCE no grupo composto também pelo Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa e Universidades Estaduais e Federal do Ceará.

A delegação concentra a agenda de trabalho em Tel Aviv, segunda maior cidade israelense e capital econômica do País: "Estamos aqui para vermos os avanços em inovação tecnológica e adaptarmos à nossa realidade, a fim de otimizarmos os trabalhos que já realizamos e, claro, aperfeiçoá-los. Temos interesses nas experiências de: cidades inteligentes (mobilidade urbana, energia limpa, vida comunitária), reuso de água e de  fertilização entre outros.   As ações conjuntas se darão por meio do Polo de Inovação Fortaleza Embrapii e com a participação da Pró-reitoria de Extensão do IFCE.

Em outra frente, informa o pró-reitor de Pesquisa, o IFCE tem interesse em fechar parcerias com universidades para intercâmbios de servidores e de alunos, além de adquirir mais conhecimentos em startups, ou seja, fomentar ideias inovadoras em atividades empresariais e operacionalizá-las: "Grande parte das iniciativas não resiste aos 2 anos primeiros anos. Precisamos empreender para sairmos dessa estatística", disse o pró-reitor.

Para o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, Israel tem legado importante que deve ser observado pelo Brasil: "Utilizou-se da ciência com pesquisas em inovação tecnológica para chegar aos de hoje como uma referência mundial em convivência com a seca,  por exemplo. Temos, hoje, competência científica nas nossas instituições. Podemos e devemos fazer ainda muito mais pelo Brasil e pelo Ceará", afirmou o gestor.

Uma das missões institucionais do IFCE  é a de contribuir com o desenvolvimento do setor produtivo, tendo em vista a geração de divisas para o Estado e de emprego paras as pessoas, além de apontar soluções tecnológicas para problemas comuns do  cotidiano.