Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Manual padroniza elaboração de trabalhos acadêmicos

Notícias

Manual padroniza elaboração de trabalhos acadêmicos

ORGANIZAÇÃO

Cumprimento é de caráter obrigatório para estudantes, docentes e técnicos administrativos
publicado: 26/07/2017 18h07 última modificação: 26/07/2017 18h10

 Elaborar um trabalho acadêmico requer muita atenção e técnicas científicas próprias e, principalmente, atender às recomendações da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). Nesse sentido e, considerando as demandas internas, em especial os trabalhos mais elaborados por estudantes, docentes e técnicos administrativos, o Instituto Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Ensino, disponibilizou à comunidade acadêmica o Manual de Padronização de Trabalhos Acadêmicos, aprovado pelo Conselho Superior (Consup) através da Resolução 034/2017.

 O Manual é de cumprimento obrigatório no âmbito do IFCE e passa a vigorar a partir do mês de agosto.  Ao apresentar  trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCCs), de especialização (TCCEs), de mestrado (dissertações) e de doutorado (teses) produzidos no IFCE, necessariamente o aluno, docente ou técnico terá de seguir o que determina o documento: "Um grupo de bibliotecários e de docentes de diversos campi recebeu a missão de elaborar o Manual para que os trabalhos acadêmicos fossem padronizados. Cumpre salientar que está preservado aos autores o direito de seguir suas preferências estéticas, nos casos em que essa alternativa é permitida", afirmou Etelvina Marques, chefe do Departamento de Bibliotecas e integrante do grupo.

 De acordo com o documento, disponível no site, a normalização de documentos técnico-científicos tem como finalidade padronizar e assegurar a qualidade da produção científica no meio acadêmico. Todos os trabalhos acadêmicos, conforme dispõe o Manual, são monográficos e devem ser feitos sob a supervisão de um orientador.  Etelvina Marques, por sua vez, acrescenta ainda que, além do manual, o site do Sistema de Bibliotecas passou por processo de reestruturação de layout e de conteúdo: " A gente conta com vários serviços disponibilizados, como de busca integrada, ficha catalográfica e empréstimo domiciliar de periódicos", afirmou.