Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Israelenses conhecem história e potenciais do IFCE

Israelenses conhecem história e potenciais do IFCE

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Com o objetivo de estreitar relações a fim de estabelecer uma agenda de cooperação técnica bilateral
publicado: 04/08/2017 17h33, última modificação: 07/08/2017 08h47
Exibir carrossel de imagens Gestores do IFCE conversam com grupo da  Universidade Ben-Gurion

Gestores do IFCE conversam com grupo da Universidade Ben-Gurion

A troca de experiências na área de empreendedorismo e de inovação tecnológica trouxe ao Instituto Federal do Ceará, nesta sexta-feira (04), duas comitivas israelenses. Logo pela manhã, um grupo de estudantes e professores da Universidade Ben-Gurion, uma das mais renomadas instituições de ensino de Israel, visitou as instalações do Memorial do IFCE, localizado na Reitoria da instituição, a fim de conhecer um pouco sobre a história secular da educação profissional, técnica e tecnológica no Ceará.

Entre um painel e outro, artefatos e registros fotográficos, o professor José Solon Sales e Silva, um dos curadores do Memorial, esclarecia aos visitantes o que cada elemento integrante do acervo significa. Na sequência, foram recebidos pelo reitor Virgílio Araripe na sala de atos do Memorial quando, também, assistiram a um vídeo institucional e à apresentação do potencial na área de inovação tecnológica, promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Polo de Inovação Fortaleza.

"Está muito claro que vocês têm um grande potencial. Podemos e queremos trabalhar juntos. Atuamos em diversas áreas e nossa filosofia é fazer com que o dia seguinte seja sempre melhor que o anterior", afirmou o estudante Keshet Rosenthal . Já o reitor Virgílio Araripe, por sua vez, destacou que: "O Ceará mantém semelhanças com Israel. Tanto na questão climática quanto nos estudos de uso da água - que é uma temática muito presente. Nossa instituição está sempre de portas abertas a vocês", pontuou.

Na parte da tarde, o embaixador Yossi Shelly, em visita ao Memorial do IFCE, ressaltou que o Governo de Israel tem interesse em colaborar  com transferência de tecnologia para o processo de dessalinização da água para os fins de consumo humano. Nesse sentido, Wally Menezes, pró-reitor de Pesquisa, destacou que o IFCE tem projetos que estudam e trabalham os recursos hídricos e que uma parceria e acesso a novas tecnologias apenas fortaleceria as possibilidades de atender à sociedade.

Além da Reitoria, os israelenses conheceram os campi de Fortaleza e do Pecém. O deputado estadual Carlos Matos representou a Assembleia Legislativa do Ceará nos dois momentos.