Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Especialista dá dicas para se proteger de ciberataques

Notícias

Especialista dá dicas para se proteger de ciberataques

TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Professor do IFCE já venceu competições de criptografia e alerta para as vulnerabilidades do sistema causadas pelo próprio usuário
por publicado: 22/05/2017 16h23 última modificação: 22/05/2017 16h22

Na última sexta-feira (12), o Brasil foi um dos 74 países vítimas do ciberataque de ransomware, uma espécie de sequestro de dados de um computador através de um software malicioso. Dentre as empresas afetadas estiveram a sede brasileira da Telefônica/Vivo, em São Paulo, além do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Especialistas em todo o mundo alertaram que outro ataque cibernético como esse é iminente. Como, então, podemos nos proteger? “O usuário precisa manter seu sistema atualizado e permanecer alerta durante a utilização de seus dispositivos”, alerta Rodrigo Costa, professor do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e doutor em Engenharia de Teleinformática.

Rodrigo já venceu campeonatos nacionais de criptografia e hacking como a Roadsec e ministra as disciplinas de Gestão da Segurança da Informação e Segurança de Redes no curso de Redes de Computadores no campus de Canindé do IFCE. Ele explica que ataques desse porte são possíveis por brechas de segurança no sistema que podem ser causadas, muitas vezes, por descuidos do usuário, por meio de mensagens ou sites maliciosos que fazem com que eles cometam erros ou forneçam informações confidenciais, como senhas.