Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Divulgada nota pública sobre reunião no Ministério da Educação

Divulgada nota pública sobre reunião no Ministério da Educação

ESCLARECIMENTOS

Encontro debateu sobre possibilidade de reordenamento das unidades da Rede Federal
publicado: 13/04/2018 15h37, última modificação: 18/04/2018 13h53

A Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (13), nota pública informando sobre os desdobramentos de reuniões em Brasília com integrantes da  Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec). Confira, abaixo, na integra:

NOTA PÚBLICA

A convite da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal (DDR/SETEC/MEC), o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, e o pró-reitor de Administração e Planejamento, Tássio Lofti, estiveram reunidos com o titular dessa diretoria, Romero Raposo, para apreciar o estudo preliminar de reordenamento das unidades da Rede Federal no País.

No tocante ao Ceará, foi apresentado um estudo técnico preliminar que geraria a criação de mais um instituto federal de educação, científica e tecnológica. Após análise do referido estudo, embora técnico, constataram-se várias incongruências, tornando-o inviável. Na ocasião, o reitor Virgílio Araripe apontou os reais problemas enfrentados pelas unidades de ensino no estado: falta de investimentos, limitação dos recursos para o custeio das ações de ensino, pesquisa e extensão, e a insuficiência de funções administrativas, o que tem dificultado a consolidação do atual programa de expansão. Ademais, destacou o gestor que, antes de qualquer iniciativa, o tema deveria ser discutido e aprovado por toda a comunidade acadêmica. Como conclusão, o assunto debatido ficou restrito à apresentação, não estabelecendo nenhum encaminhamento ou agendamento futuro.

Ainda, como desdobramento, a discussão foi incluída na pauta da 83a Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), realizada no período de 10 a 12 de abril de 2018, tendo como posicionamento a desaprovação de qualquer medida que altere a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais.

Fortaleza, Ceará, 13 de abril de 2018