Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Ceará destina R$ 17,1 mi para investimentos em pesquisas

Ceará destina R$ 17,1 mi para investimentos em pesquisas

FOMENTO À PESQUISA

Convênio garante participação do IFCE em editais de concessão de bolsas
por publicado: 19/04/2017 17h27 última modificação: 20/04/2017 09h29
Gestores participam de ato solene no Palácio da Abolição

Em solenidade promovida nesta quarta-feira (19), no Palácio da Abolição, o Governo do Estado do Ceará anunciou a concessão de 900 bolsas de mestrado e doutorado e oficializou a concessão de 759 bolsas de iniciação científica. Os benefícios para os estudantes são gerenciados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará (Funcap),  ente  vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que mantém convênio com o Instituto Federal do Ceará para fomento à pesquisa.

No evento, foram disponibilizadas 503 bolsas de mestrado e 397 de doutorado. Selecionados pela Funcap por meio de edital público, os alunos contemplados mantêm atividades de pesquisa de alto nível em cursos credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em todo o estado. Somente para as bolsas de pós-graduandos, o investimento foi de R$ 17,1 milhões.

Presente à solenidade, o reitor Virgílio Araripe destacou que a parceria com a Funcap tem sido necessária para aumentar a capacidade de financiamento de atividades de pesquisa e de inovação no âmbito do IFCE: "Temos nossos próprios editais voltados para a pesquisa e também de melhoria de infraestrutura, mas, sem dúvida alguma, parcerias como essas são imprescindíveis para o fortalecimento da produção científica. Nossos cumprimentos ao Governo do Ceará pela iniciativa", afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e de Inovação, Wally Mendonça Menezes, destacou que o IFCE foi contemplado com bolsas de mestrado para seus cursos de pós-graduação e que as bolsas de iniciação científica serão distribuídas de acordo com os editais já lançados pela instituição.

Com informações do Governo do Estado do Ceará