Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Bancada cearense sinaliza com emendas para o IFCE

Notícias

Bancada cearense sinaliza com emendas para o IFCE

ARTICULAÇÃO

Parlamentares participaram de reunião com gestores nesta segunda-feira(09) e anunciaram apoio às demandas orçamentárias
publicado: 09/10/2017 15h29, última modificação: 09/10/2017 15h54
Reunião contou com a presença de gestores do IFCE e de parlamentares

Reunião contou com a presença de gestores do IFCE e de parlamentares

Em pauta, o presente e o futuro do IFCE. À mesa, representantes da bancada cearense no congresso nacional, pró-reitores, diretores-gerais de campi e um objetivo: garantir a continuidade do crescimento do segundo maior IF do Brasil. Conduzido pelo reitor Virgílio Araripe, o encontro da manhã desta segunda (09) no Memorial do IFCE marcou o início de um trabalho conjunto.

O café da manhã contou também com a presença do senador José Pimentel, parceiro frequente do IFCE. Além do descontingenciamento dos recursos previstos para o fechamento do ano de 2017, as verbas necessárias para 2018 também foram objeto de debate.

Virgílio Araripe traçou um panorama da atual situação do IFCE e suas 34 unidades, enfatizando a importância da expansão do instituto por todo o Ceará. O reitor solicitou apoio por meio de Emendas Individuais Impositivas para o ano que vem e apoio na aplicação e na liberação da Emenda de Bancada Impositiva para o IFCE (PLOA 2018). “Mostramos a nossa presença e participação do estado, atuando de forma estratégica. Apresentamos as nossas demandas, e os deputados se mostraram sensíveis a esses pontos”, disse Araripe.

Os pedidos são motivados pela situação que desafia gestores de Institutos Federais por todo o país. A proposta de Matriz Orçamentária lançada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para toda a rede é de R$3.928.016.227,87 (incluindo todas as ações de custeio, capital e Assistência Estudantil, exceto 20RG), ao passo em que a matriz efetivamente homologada é de R$2.211.800.000,00 (Incluindo ações de custeio e Assistência Estudantil).

Os membros da bancada sinalizaram com a alocação de verbas através de emendas, tanto de bancada quanto individuais. O líder da bancada cearense no Congresso Nacional, Deputado Federal Cabo Sabino, falou de sua identificação com o instituto e do apoio que é direcionado ao IFCE: “A bancada cearense já vem ajudando com emenda do ano passado; além disso, existe um comprometimento para o ano de 2018 com emendas que vamos encaminhar”, disse.

O diretor-geral do campus de Boa Viagem, João Paulo Arcelino, falou em nome de todos os diretores de campi do IFCE e destacou a importância do diálogo com os parlamentares. “Reunir aqui nossos representantes no Congresso Nacional é um grande momento para dar continuidade à formação profissional nos rincões do Ceará. Há locais em que, muitas vezes em campanha, nem os políticos conseguiram chegar um dia e nós chegamos para formar com excelência e qualidade”, disse o diretor.

Reunião contou com a presença de gestores do IFCE e de parlamentares

Por Deborah Sampaio e Dowglas Lima- Reitoria