Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Memorial do IFCE recebe doação de documentos e objetos

Notícias

Memorial do IFCE recebe doação de documentos e objetos

PARTICIPE DA CAMPANHA

Qualquer arquivo que ajude a contar a história da instituição é bem-vindo
publicado: 20/04/2017 14h25 última modificação: 20/04/2017 15h30
Memorial do IFCE fica localizado na Reitoria

Memorial do IFCE fica localizado na Reitoria

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do prêmio Nobel de Literatura, certa vez afirmou que “a vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”. E é assim, buscando essas recordações, que o Memorial do IFCE, novo equipamento com previsão de ser inaugurado no próximo mês, pretende contar a história da instituição e dos que ajudaram a construí-la.

Para guardar a memória dessa trajetória de ensino centenária no Ceará, o Memorial do IFCE irá receber doação de objetos e documentos que ajudem a contar essa história. De acordo com o professor Luiz Orlando Rodrigues, presidente da Comissão de Implantação do Memorial do IFCE, qualquer artigo que remeta à instituição é bem-vindo.

Segundo ele, esse material ajudará no regaste histórico do Instituto e comporá o acervo do Memorial, que será aberto ao público e poderá também ser um espaço de encontro entre pessoas que já passaram pelo IFCE. “Servidores, aposentados, pensionistas, ex-alunos, qualquer familiar de alguém que passou por aqui, possuidores de objetos com memórias do IFCE (que também já foi Escola de Aprendizes Artífices, Liceu Industrial, Escola Técnica e Cefet), podem doar para o Memorial”, explicou.

É comum pensarmos a história baseada nos personagens principais, como gestores. Mas a memória de todas as pessoas que passaram pelo IFCE é importante para a construção dessa história.

“Às vezes as pessoas acham que aquilo que elas têm não é importante; mas, para esse novo espaço, tudo será importante. E não precisa ser coisa muito antiga, de qualquer época será bem-vinda. Então a gente pede esse apoio na construção do acervo”, comentou Luiz Orlando.

Os interessados em fazer doações para o Memorial do IFCE podem se dirigir à Reitoria do IFCE, localizada na R. Jorge Dumar, 1703, Jardim América, Fortaleza-CE, mesmo local onde será abrigado o prédio do novo equipamento, ou ligar para o telefone (85) 3401-2300.

Rebeca Casemiro - Reitoria