Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE realiza missão na Alemanha

Notícias

IFCE realiza missão na Alemanha

A ideia foi observar projetos bem-sucedidos de integração entre a academia e a indústria
por publicado: 21/11/2016 08h44 última modificação: 21/11/2016 11h20
Cristiane Borges, diretora do Polo Inovação Fortaleza, representou o IFCE

Cristiane Borges, diretora do Polo Inovação Fortaleza, representou o IFCE

Entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro, o IFCE esteve na Alemanha, a fim de observar projetos bem-sucedidos de integração entre instituições de ensino e a indústria. A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Federal do Maranhão, sendo o instituto cearense representado pela diretora do Polo de Inovação, Cristiane Borges.  

Cristiane explica que, durante a visita, a missão conheceu os cursos ofertados pela Fundação Steinbeis, uma instituição vinculada à Universidade Steinbeis. Neles, alunos do MBA em Gestão de Negócios Internacionais atuam como bolsistas de grandes indústrias alemãs, como a AMG, Mercedes-Benz, a Bosch e a HEEL. 

 “Achamos a ação bastante interessante, com os alunos do MBA desenvolvendo projetos inovadores dentro das empresas e sendo supervisionados por um mentor. Além da companhia custear a mensalidade do curso do estudante, assume a bolsa que o mesmo receberá por vinte e quatro meses e ainda se responsabiliza pelas viagens internacionais obrigatórias no curso”, comenta Cristiane.

 A diretora do Polo de Inovação conta ainda que há planos para estender esse projeto para o IFCE. “Não é algo para ser feito a curto prazo, mas a longo. Porém é bastante viável desenvolvermos parcerias para um programa parecido, iniciando-se no campus do Pecém e depois estendendo-se aos demais ”.

 Ela ainda ressalta que os planos para o IFCE, através dos projetos captados pelo Polo de Inovação Fortaleza, são de que as parcerias atendam não apenas alunos de pós-graduação lato sensu (como ocorre no programa alemão), mas também dos níveis técnico, de graduação e pós-graduação strictu sensu. 

Por Hugo Bispo - Reitoria