Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE organiza edital de intercâmbio internacional

Notícias

IFCE organiza edital de intercâmbio internacional

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O programa IFCE Internacional já enviou 90 alunos para estudar fora do Brasil
publicado: 17/05/2017 16h40 última modificação: 17/05/2017 16h42

O Instituto Federal do Ceará, através da Assessoria de Relações Internacionais, está finalizando o edital 2017 do programa IFCE Internacional, que deve ser publicado até o dia 31 de maio. Lançado em 2012, o programa já publicou cinco editais e enviou 90 alunos do IFCE para estudar fora do Brasil. Desse total, 70 alunos são provenientes dos campi do interior.

Em 2016, o edital previu o envio de 17 alunos para três países: Argentina, Canadá e Portugal, sendo um por cada campus que aderiu à quinta edição do programa. Após todas as chamadas de classificados e classificáveis, foram enviados 16 estudantes para cursar um semestre acadêmico em instituições de ensino no exterior. Em anos anteriores, o programa também abriu vagas para Alemanha, Espanha, Itália e Peru.

As bolsas do IFCE Internacional podem ser disputadas por estudantes de níveis técnico e superior, desde que sejam maiores de 18 anos (idade no ato da inscrição), tenham coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e sejam proficientes no idioma oficial adotado pela instituição de ensino receptora (um teste de proficiência será exigido, exceto para os candidatos com destino a Portugal).

Além disso, para concorrer ao programa IFCE Internacional, o candidato precisa ter cursado, no mínimo, o primeiro semestre, ou estar cursando, no máximo, o penúltimo semestre do curso no qual está matriculado quando do momento da inscrição; além de não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional coordenado ou mediado pelo IFCE.

Se você é estudante do IFCE e ficou interessado, saiba que, além da documentação necessária e do histórico escolar, também é necessário uma Carta de Motivação no idioma do país para o qual você pretende concorrer. Também é oportuno lembrar que a bolsa deverá custear as despesas obrigatórias com passaporte, visto, seguro saúde, acomodação, alimentação e material didático. O próprio bolsista é responsável pela obtenção do passaporte junto a Polícia Federal, bem como do visto junto às embaixadas e/ou consulados estrangeiros no Brasil. 

Enquanto o edital de 2017 não é publicado e ainda não se sabe quais campi vão aderir, o estudante já pode dar uma olhada nos documentos exigidos no último edital e ir adiantando os documentos comprobatórios de renda. Confira mais informações sobre o IFCE Internacional nos links abaixo:

VC no IFCE 22 - O sonho de estudar fora do Brasil  (vídeo)

IFCE Internacional 2016 (edital e chamadas)