Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE participa de consórcio internacional para captar fundos

Notícias

IFCE participa de consórcio internacional para captar fundos

Instituto está entre as únicas duas instituições de ensino participantes no Brasil
publicado: 29/11/2016 16h57 última modificação: 29/11/2016 16h57

Junto com instituições de ensino de diferentes partes do globo, o IFCE está participando de um consórcio internacional com vistas a captar fundos para o projeto "Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para o Entendimento Empresarial entre Educadores no Brasil e na Colômbia".  A participação do IFCE no consórcio foi fechada durante reunião realizada na reitoria do instituto no último dia 25 de novembro com representantes da universidade finlandesa Haaga-Helia University of Applied Sciences.

 Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho, o objetivo do projeto é capacitar professores e gestores de educação para despertar e desenvolver práticas empreendedoras nos estudantes para que estes possam trazer impactos positivos para as diversas comunidades de que participam.

Albuquerque explica que o consórcio busca captar recursos junto ao programa Erasmus + Capacity Building Projects e a outras instituições, como ONGs, federações de indústrias, etc. Ele acrescenta que caso o consórcio seja bem-sucedido no edital da Erasmus – cujos prazos para inscrição acabam dia 10 de fevereiro – professores e gestores de educação do IFCE já devem começar a ser treinados por especialistas das universidades parceiras em novembro do ano que vem aproximadamente. “Os treinamentos seriam realizados principalmente por plataformas a distância, embora a vinda de capacitadores para cursos presenciais aqui também seja uma boa possibilidade.”

Participam do consórcio as seguintes instituições de ensino: Haaga-Helia University of Applied Sciences (Finlândia); Politeknika Txorierri e Corporação Mondragón (Espanha); Universidade de Glasgow (Escócia); Instituto Federal Ceará e Instituto Federal Sertão Pernambucano (Brasil); Universidad de Caldas – Manizales e Universidad Pontificia Bolivariana Medellín (Colômbia).

 O assessor de Relações Internacionais diz que é uma honra para o IFCE está entre as duas únicas instituições brasileiras convidadas a participar do projeto: “Isso se deve principalmente ao nosso reconhecido incentivo à inovação. Temos o polo de inovação, uma incubadora funcionando e outras em implantação, além de vários de nossos cursos contarem com disciplinas de empreendedorismo”, comenta.