Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE apoia o movimento Maio Amarelo

Notícias

IFCE apoia o movimento Maio Amarelo

ASSUNTOS ESTUDANTIS

A Diretoria de Assuntos Estudantis propõe a retomada da campanha “Trânsito, lugar de educação”
publicado: 17/05/2017 16h54 última modificação: 17/05/2017 16h54

O movimento Maio Amarelo, organizado pelos órgãos de trânsito de todo o Brasil, busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade para discutir o tema.

No IFCE, a Campanha “Trânsito, lugar de educação” foi elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e vem sendo executada nos campi desde o seu lançamento, em 15 de junho de 2015, no campus de Fortaleza. Na segunda semana de abril de 2016, a campanha alcançou todos os campi em funcionamento.

A exemplo de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul” que tratam, respectivamente, das temáticas câncer de mama e de próstata, o Maio Amarelo incentiva a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao debate das responsabilidades e à avaliação de riscos do comportamento do cidadão, dentro dos deslocamentos rotineiros no trânsito. "O IFCE, por seu caráter educativo, pode dar sua contribuição por meio de ações próprias ou em parceria com os órgãos de trânsito, propagando o conhecimento adquirido e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige", explica Dalva Barrocas, assistente da DAE.

As ações foram executadas por meio de ações próprias dos campi e, em sua grande maioria, por ações dos órgãos de trânsito, dentre esses: os locais, PRF e DETRAN. No ano de 2015, concentraram-se: no Universo IFCE (nos campi de Ubajara, Limoeiro do Norte, Sobral, Umirim, Tianguá, Crateús, Canindé e Camocim), realizado em novembro. Já ano de 2016, nos períodos que antecederam os feriados do carnaval e da Páscoa e no movimento de atenção ao trânsito, Maio Amarelo.

Os campi que executaram atividades em 2016 foram: Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

Dentre as atividades realizadas, destacamos: gincana de integração, palestras educativas (proferidas pelos órgãos de trânsito), roda de conversa, cinema rodoviário (exibido pela PRF), apresentação teatral (promovida pelo DETRAN), esquete teatral protagonizada pelos alunos, apresentação do projeto FETRAN, distribuição de fitas alusivas ao movimento Maio Amarelo.

A partir do lançamento da campanha, que contou com a participação da PRF e do DETRAN, a DAE iniciou a intermediação da comunicação dos campi com esses órgãos com a finalidade de levar ações de promoção de educação no trânsito aos campi. A campanha contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social do IFCE para sua divulgação, que propagou o projeto junto aos campi. Está em fase de análise, a implementação do FETRAN (Festival Estudantil Temático de Trânsito) no IFCE.