Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Formada Comissão de Ética no Uso de Animais

Notícias

Formada Comissão de Ética no Uso de Animais

Colegiado é pautado no respeito ao uso de animais no ensino e na pesquisa
publicado: 25/10/2017 08h32 última modificação: 25/10/2017 08h33

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) já iniciou suas atividades na instituição. A comissão tem caráter consultivo, deliberativo e educativo sobre a utilização de animais das espécies classificadas como Filo Chordata e subfilo vertebrata (exceto o homem) no ensino e na pesquisa. 

A CEUA é ligada à pró-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PRPI), sendo constituída por 13 membros de diversos campi. Atualmente, os membros são divididos em sete titulares, quatro suplentes, um coordenador e um vice-coordenador. Também há quatro responsáveis técnicos pelos biotérios (três médicos veterinários e um biólogo). 

Desta forma, a partir de agora, qualquer atividade de ensino ou de pesquisa que envolva animais, dentro das classificações atribuídas pelo CEUA, deve ser submetida à comissão por meio de formulário eletrônico disponível no site . Após submissão, a comissão avaliará as demandas e emitirá um parecer formal em até 90 dias.

O objetivo do CEUA está em analisar os projetos de atividades que envolvam modelos animais para evitar usos inapropriados ou abusivos deles. Assim, ampara as atividades no respeito ao manejo adequado à espécie: transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e demais cuidados veterinários necessários.

Com informações do CEUA