Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Exercício financeiro mostra bons resultados

Notícias

Exercício financeiro mostra bons resultados

Conclusões de obras foram foco de investimentos em 2016
publicado: 10/01/2017 11h43 última modificação: 10/01/2017 13h39

Quando chega o fim do ano, a Diretoria de Gestão Orçamentária (DGO) da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap) conclui os procedimentos para o encerramento do exercício financeiro. É o momento em que são finalizadas todas as emissões de empenho previstas para o período de um ano, envolvendo contratações de serviços e aquisições de produtos para o bom funcionamento dos órgãos da administração pública federal de acordo com planejamentos institucionais.

Em 2016, as prioridades de execuções orçamentárias do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estiveram focadas nas obras, tratando especialmente da urbanização do campus de Aracati, da conclusão dos blocos didáticos de Crateús, de Canindé e de Iguatu, da conclusão dos campi de Horizonte, de Paracuru e de Boa Viagem, ainda da continuidade da construção do campus de Acopiara. 

O processo de encerramento do exercício financeiro de 2016 foi realizado em 29 de dezembro com êxito. Segundo a diretora de Gestão Orçamentária, Beatriz Rodrigues, o grande desafio para este ano foi cumprir os limites de despesas estabelecidos em portaria, publicada em março pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), que impactou na mobilização da instituição em torno de limitações orçamentárias das despesas de custeio mais adequadas à conjuntura nacional. 

“O ponto positivo dessa medida foi possibilitar ao IFCE executar integralmente os recursos destinados aos investimentos de capital , ou seja, exatamente aqueles voltados para bens patrimoniais e obras, por exemplo”, ressalta Beatriz. Também foi priorizada a execução do orçamento para aquisições de mobiliários dos ambientes de ensino (salas de aulas), assim como acervo bibliográfico para os campi e manutenção das iniciativas de assistência estudantil. 

Beatriz diz que as equipes de gestão dos campi têm se mostrado cada vez mais eficientes na condução desses processos, contribuindo para a devida aplicação do dinheiro público dentro do IFCE: “À medida que as unidades vão se estruturando, vão ficando também mais eficientes no que diz respeito à execução do orçamento. Com a estrutura de pessoal ampliada, a Proap tem investido em cursos in company beneficiando todo o instituto com capital humano qualificado para essas funções”.

Deborah Sampaio – reitoria