Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Emoções marcam a posse dos docentes

Notícias

Emoções marcam a posse dos docentes

GESTÃO DE PESSOAS

O corpo docente do IFCE ganhou um reforço de 22% passando a ser composto por 1.700 profissionais
publicado: 10/07/2017 21h28 última modificação: 12/07/2017 12h16
Servidor docente recebendo o Pin durante solenidade de posse das mãos do reitor Virgílio Araripe

Servidor docente recebendo o Pin durante solenidade de posse das mãos do reitor Virgílio Araripe

A emoção tomou conta da posse dos novos professores do Instituto Federal do Ceará, na noite do último dia 10 de julho de 2017. A mistura de sentimentos era visível nos rostos dos mais de 300 novos servidores, afinal foram meses contendo a ansiedade, após um longo e necessário processo seletivo com mais de 14 mil candidatos e três etapas.

Recém-empossado no campus de Morada Nova, o professor de Recursos Hídricos Udinart Prata Rabelo era só sorrisos. "Muita alegria e a sensação de dever cumprido, pois foram muitas horas de estudo e preparação", comentou. Já o sentimento do novo professor de Sistemas de Computação de Tauá, Francisco Luciano Castro Martins Júnior, era de gratidão. Para ele, que é egresso do curso de tecnologia de Redes de Computadores do campus de Canindé, é uma honra retornar ao IFCE. "Espero retribuir tudo o que aprendi, pois mais do que técnicas, no IFCE aprendi valores e tive uma sólida formação humana", resumiu.

Com essa última posse, o corpo docente do IFCE agora é composto por 1.700 profissionais, entre especialistas, mestres e doutores. Para o pró-reitor de Ensino, Reuber Saraiva de Santiago, "era o que estava faltando para consolidar o processo de interiorização". Segundo o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, ainda haverá novas posses, pois no segundo semestre está programada outra solenidade para empossar os aprovados no concurso de técnico administrativo em educação.

Para o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, os novos docentes vão colaborar com o aumento da capacidade de atender à comunidade com a oferta de mais vagas e cursos: "Estamos presentes em todo o Ceará, por meio de 32 unidades - algumas ainda em processo de implantação. Contamos com mais de 30 mil alunos matriculados em cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e planejamos ampliar em mais de 20% esse quantitativo nos próximos anos", informou o gestor. Por fim, Araripe agradeceu o empenho dos servidores, que atuaram na organização dos concursos públicos, e deu boas-vindas aos mais novos docentes da Instituição.

Os próximos quatro dias dos professores recém-empossados serão de muita informação e tira-dúvidas. De 11 a 14 de julho, no campus de Fortaleza, eles participarão de um seminário de introdução ao serviço público, de caráter obrigatório. Nos últimos quatro anos, cerca de mil novos servidores ingressaram no IFCE. A solenidade aconteceu na praça de eventos da Reitoria e contou com um público estimado em mais de mil pessoas entre convidados e familiares dos empossáveis.