Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Moslipro promove conhecimento científico em Limoeiro

Notícias

Moslipro promove conhecimento científico em Limoeiro

Pesquisa

De 4 a 6/9, estudantes do ensino médio e técnico apresentaram projetos científicos
publicado: 08/09/2017 10h52 última modificação: 08/09/2017 10h52
Diogenilson Aquino Estudantes apresentam CNC (Comando Numérico Computadorizado) de pequeno porte e de baixo custo para fabricação de peças e equipamentos

Estudantes apresentam CNC (Comando Numérico Computadorizado) de pequeno porte e de baixo custo para fabricação de peças e equipamentos

De 4 a 6 de setembro, o IFCE campus de Limoeiro do Norte possibilitou espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio e Técnico. Foi a primeira edição da Mostra Limoeirense de Projetos (Moslipro), com o objetivo de incentivar a pesquisa científica no município.

Foram apresentadas dez pesquisas desenvolvidas na Escola E.E.M. Lauro Rebouças, na Escola Normal no próprio campus do IFCE, em quatro áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Os trabalhos tratavam de diversos temas, como projetos para a área da indústria, por exemplo, um CNC (Comando Numérico Computadorizado) de pequeno porte e de baixo custo para fabricação de peças e equipamentos.

Pensando na nossa condição climática, estudantes da Escola Lauro Rebouças desenvolveram uma pesquisa para a captação de água a partir da umidade do ar com a utilização de painéis piramidais. “Com a utilização de painéis em forma de pirâmide invertida, é possível captar água por meio da umidade e do orvalho. Nosso projeto prevê o tratamento da água, com o uso de um filtro caseiro, a base de algodão, carvão ativo, casca de arroz, casca de banana ressecada e o bagaço da casca do coco. Após essa filtragem, a água vai para uma cisterna em forma de estufa, para o tratamento natural, com o aquecimento da água entre 50 e 70ºC, matando os microrganismos. Para que a água fique própria para o consumo, é preciso apenas acrescentar sais minerais, como potássio, ferro e magnésio”, explicou Rodrigo Maia, do 3º ano do Ensino Médio.

Um trabalho apresentado por estudantes da Escola Normal visa conscientizar a população sobre a necessidade de realizar o exame da mamografia para prevenir o câncer de mama e suas complicações. O orientador do projeto, professor Valdetrudes Júnior, acredita que ações como a Mostra Limoeirense de Projetos alavancam o conhecimento e motivam as novas gerações para a pesquisa e a ciência. “A Moslipro fomentou a pesquisa em nossos estudantes. Incentivou os jovens a verem algo, terem uma hipótese e uma ideia para criar algo novo ou melhorar algo, em benefício da sociedade. Eventos como esse fazem crescer o Limoeiro do Norte e a Região do Vale, dentro do contexto da pesquisa à nível de Brasil”, conclui.

Além da apresentação dos trabalhos, foi realizado o I Simpósio Limoeirense de Educação, que debateu novas tecnologias em sala de aula e a saúde mental do educador. Concomitante à Moslipro, foi promovido o VI Seminário de Iniciação Científica, com apresentação de trabalhos de iniciação científica dos cursos Agronomia, Agropecuária, Nutrição, Saneamento Ambiental, Meio Ambiente, Educação Física, Mecatrônica e Tecnologia em Alimentos.