Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Alunas orientam gestantes sobre aleitamento materno

Notícias

Alunas orientam gestantes sobre aleitamento materno

NOS POSTOS DE LIMOEIRO

Projeto de extensão foi desenvolvido em dez postos e atingiu 57 gestantes
publicado: 06/12/2017 12h59, última modificação: 07/12/2017 10h05

Três estudantes de Nutrição do campus de Limoeiro do Norte estão promovendo orientações sobre o aleitamento materno para gestantes, nos postos de saúde do município. A ação faz parte do projeto de extensão “Educação em saúde no primeiro trimestre gestacional: promovendo o aleitamento materno”, coordenado pela professora Bruna Yhang.

De acordo com a discente Kathiuze Maia, do 7º semestre de Nutrição, as intervenções foram realizadas em dez Unidades Básicas de Saúde, alcançando 57 gestantes. “Nós abordamos quatro temas: os cuidados com as mamas antes do parto; as vantagens do aleitamento para mães e bebês; a fisiologia da lactação; e, a pega correta do bebê com o seio para amamentação adequada”, explica a estudante bolsista do projeto. Depois do trabalho educação em saúde realizado nos postos, as três bolsistas estão realizando visitas e intervenções individuais com as gestantes que participaram do primeiro momento.

Em sua segunda gravidez, Maria Uelitania, de 29 anos, participou das formações do projeto. “A partir das informações que eu recebi com as meninas no posto, eu vou poder fazer algumas coisas diferentes da primeira gestação. Uma coisa que eu fiz errado, eu tinha aprendido com minha avó que usar a casca da banana ajuda a cicatrizar os seios. Hoje eu não vou fazer mais”, comenta a gestante.

Objetivos do projeto

A professora Bruna Yhang destaca o objetivo do projeto que é estimular a prática do aleitamento materno. “A gente sabe, desde a época do Brasil Império, que o aleitamento materno é a principal prática para reduzir a mortalidade infantil no país. Entretanto, essa prática é pouco estimulada pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, porque eles não dispõem de muito tempo para promover educação em saúde”, acrescenta.

A ação de estimular a prática do aleitamento materno já era um projeto da disciplina Nutrição Materno e Infantil, ministrada pela professora. Com o lançamento do edital do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) deste ano, a professora adequou e submeteu o projeto. Hoje, o projeto “Educação em saúde no primeiro trimestre gestacional: promovendo o aleitamento materno” é um dos seis, em execução, aprovados com recursos pelo campus de Limoeiro no Papex 2017.