Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > campus_limoeiro > O campus

O campus

por IFCE publicado 23/04/2015 15h50, última modificação 14/09/2016 09h38

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) chegou a Limoeiro do Norte para atender toda a Região Jaguaribana  por meio da formação profissional gratuita e de qualidade. São onze cursos oferecidos semestralmente à comunidade nas áreas Técnica, Tecnológica, Bacharelado e de Licenciatura. O Instituto substituiu o antigo Cefet/CE e é resultado do projeto de expansão da Rede de Ensino Tecnológico do País, elaborado pelo Governo Federal, em 2007.

O campus de Limoeiro do Norte está situado no Vale do Jaguaribe, especificamente no município de Limoeiro do Norte, distante cerca de 200km da capital cearense. Possui área total de 12.000,00m2, sendo 6.692,46m2 de área construída, com infraestrutura dotada de: salas de aula, laboratórios básicos e específicos para os diversos cursos, sala de vídeo conferência, auditório, espaço de convivência, cantina, biblioteca com espaço para pesquisa e estudo, ginásio poliesportivo, dentre outros. É composto pela Unidade Sede localizada em Limoeiro do Norte, a Unidade da Cidade Alta, a Unidade Experimental de Pesquisa e Ensino (UEPE) e o campus avançado de Jaguaruana.

Continuamente, o campus adequa suas ofertas de ensino, pesquisa e extensão às necessidades locais. Atualmente está ofertando os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Mecatrônica Industrial e Saneamento Ambiental; Bacharelado em Nutrição e em Agronomia; Licenciatura em Educação Física; os cursos técnicos de nível médio em Eletroeletrônica, Mecânica Industrial, Meio Ambiente, Panificação e Agropecuária. O campus de Limoeiro também oferta o mestrado acadêmico em Tecnologia de Alimentos e os cursos de especialização em Segurança Alimentar, Fruticultura Irrigada e Gestão e Controle Ambiental.

Tendo em vista sua missão institucional de desenvolver pessoas e organizações e seu compromisso com a qualidade da educação, ofertando cursos sempre sintonizados com a realidade regional, o campus de Limoeiro do Norte, integrante desta nova estruturação de instituições federais de educação tecnológica, oferta seus cursos para atender a necessidade de formar profissionais qualificados, com fácil ingresso no mercado de trabalho e que contribuam com as transformações tecnológicas e socioculturais do mundo do trabalho compatíveis com as características do processo produtivo da área.