Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Professor de Juazeiro publica artigo na Revista Brasileira de Ciências Ambientais

Notícias

Professor de Juazeiro publica artigo na Revista Brasileira de Ciências Ambientais

A pesquisa versa sobre o tratamento de esgotos domésticos
publicado: 13/07/2017 11h57, última modificação: 13/07/2017 11h57
Foto:Divulgação

O professor do campus de Juazeiro do IFCE, José Lima de Oliveira Júnior, publicou o artigo "Infiltration Studies On Soakaways Receiving Effluents From Single Household UASB And Septic Tank Reactors" na Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB). A publicação é classificada pela Capes com Qualis B1. A classificação de periódicos é enquadrada em estratos indicativos da qualidade, sendo A1 o mais elevado; seguido por A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

De acordo com o docente, a pesquisa está circunstanciada na proposta da descentralização do saneamento com vistas à universalização do serviço de tratamento de esgotos domésticos, propondo soluções tecnológicas de tratamento e disposição final de esgotos."O artigo trata da comparação de dois reatores, quanto à aplicação do efluente desses reatores (saída dos resíduos líquidos após o tratamento do esgoto) em solo arenoso e o respectivo comportamento do solo ao receber o efluente, estimando por modelagem matemática a sua falha hidráulica ou colmatação (impermeabilização do solo)", especifica.

Júnior explica que no contexto da ecologia urbana moderna, com o crescimento no número de habitações conglomeradas em condomínios horizontais, o estudo propõe um reator anaeróbio de alta eficiência de remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos cujo efluente é capaz de ser infiltrado em solos arenosos com colmatação de solo ocorrida em um tempo pelo menos 58% inferior ao de tanques sépticos, que são sistemas atualmente empregados no tratamento e disposição de esgotos no solo em sistemas descentralizados de esgotos sanitários em todo o país.

A RBCIAMB publica artigos completos em português e em inglês de trabalhos científicos originais ou trabalhos de revisão com relevância para a área de Ciências Ambientais, priorizando os artigos com perspectiva interdisciplinar. O foco central da revista é a discussão de problemáticas que se inscrevam na relação sociedade e natureza em sentido amplo, envolvendo aspectos ambientais em processos de desenvolvimento,tecnologias e conservação.

Confira o artigo na íntegra: https://goo.gl/PzB3PG

Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte