Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Campus incentiva uso racional de energia elétrica
conteúdo

Notícias

Campus incentiva uso racional de energia elétrica

O engajamento da comunidade interna contribuiu com as ações da comissão
publicado: 01/11/2017 10h12, última modificação: 01/11/2017 13h44
Foto:Maria Dias

Em maio de 2018 completa um ano o trabalho da comissão que tem como meta a redução do consumo de energia elétrica no campus de Juazeiro. A avaliação de dados do período compreendido entre 22 de agosto e 20 de setembro, divulgada pela comissão, foi motivo de comemoração.

De acordo com o presidente da comissão, professor Edervaldo Araújo, houve uma redução do consumo de energia elétrica no horário de ponta em 44%, ele explica que esse horário vai das 17h30 às 20h30 e o valor da energia é quatro vezes mais caro. Além disso, houve uma redução de 41% da energia consumida fora do horário de ponta. Os dados representaram também uma economia financeira, a comparação com a conta do mesmo período no ano passado (2016) mostrou que houve uma redução no valor de cerca de 10 mil reais.

Esses números são fruto das ações da comissão e da colaboração de toda a comunidade interna. Após a realização de estudos, a comissão constatou que 70% do consumo é proveniente do uso dos equipamentos de refrigeração. Então, a comunidade do campus foi orientada a utilizar os aparelhos de ar condicionado nos horários mais quentes do dia; no turno da noite as aulas foram agrupadas nos blocos mais ventilados, possibilitando as aulas sem uso do ar condicionado e os professores foram instruídos a deixar os aparelhos em uma temperatura mais alta quando há menos pessoas na sala de aula. A servidora Elisângela Marques também faz parte da comissão, ela conta que também houve a substituição de algumas lâmpadas florescentes por lâmpadas de LED.

Edervaldo ressalta que a ideia principal é evitar o desperdício de energia elétrica. “Estudos mostram que no Brasil os 10 % da energia elétrica que é desperdiçada no período de 1 ano seria suficiente para abastecer o México”, diz. No campus de Juazeiro o engajamento da comunidade fez toda a diferença no combate ao desperdício, e por isso é fundamental que todos continuem a usar a energia elétrica de forma consciente. A servidora Jaqueline Gonçalves garante que faz a sua parte para economizar. “Sempre sigo as orientações referentes ao horário para ligar o ar condicionado e costumo deixar somente uma das luzes do setor ligada”, relata.