Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > Jaguaribe se prepara para realizar sua 1ª Feira de Matemática

Notícias

Jaguaribe se prepara para realizar sua 1ª Feira de Matemática

Evento acontece no dia 26 de Agosto
por publicado: 22/08/2016 16h33 última modificação: 23/08/2016 08h24

Tirar a Matemática da lousa e trazer sua ciência e suas tecnologias para a realidade diária de alunos da rede pública municipal e estadual de ensino em Jaguaribe. Fazer com que o aprendizado dos estudantes com números, cálculos, fórmulas e equações seja simplificado e aplicável na vida. A motivação de fazer da Matemática aplicada a algo simples e agradável ao cotidiano é uma das propostas gerais da 1ª Feira de Matemática de Jaguaribe, evento direcionado para alunos e professores das instituições educacionais públicas da cidade, que acontece no dia 26 de Agosto.

A 1ª Feira de Matemática do IFCE Campus Jaguaribe ocorrerá durante toda a próxima Sexta-Feira, propondo-se a ser um processo educativo científico-cultural que alie vivências e experiências com palestras de professores convidados, exposição de trabalhos de alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Profissionalizante das instituições públicas e premiações com troféus e menção honrosa para os melhores trabalhos.

O Coordenador Geral da Feira de Matemática e Professor do IFCE Jaguaribe, Eugeniano Brito Martins, explica que o evento quer mostrar aos participantes que a Matemática é algo agradável que se constrói na própria realidade do dia-a-dia.

“A concepção da Feira de Matemática vem da necessidade de motivar tanto alunos quanto professores para uma nova percepção da Matemática, para mudarmos a forma de lecionar a Matemática, nossa forma de vê-la, mudando a visão de uma forma geral. Isso muda a própria experiência de ensino, a própria realidade.”, explica Eugeniano.

Especialista em Ensino da Matemática pela UECE, o professor Eugeniano Brito explica que a Feira de Matemática acontece em um momento muito importante para o Ensino e a Pesquisa da Matemática na cidade, pois antecede a implementação da Licenciatura em Matemática no Campus do IFCE de Jaguaribe, esperada para os próximos meses. “A ideia é trazermos um curso dentre os mais modernos em termos de formação de professores, de conhecimentos amplos, de laboratórios atualizados”, explica.

O evento realizado pelo IFCE Campus Jaguaribe conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Educação do Município de Jaguaribe, Conselho Regional de Educação (CREDE 11/SEDUC) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará.

Para obter mais informações sobre a 1ª Feira da Matemática de Jaguaribe, acesse o endereço eletrônico http://ifce.edu.br/jaguaribe/eventos/1a-feira-de-matematica